Apresentação

Cléoson Barreto
Olá,

     Meu nome é Cléoson Barreto. Apesar de trabalhar a um bom tempo na área
de TI (redes), somente a pouco tempo me interessei pela área de programação.
Por indicações, me interessei por Python e resolvi começar a estudar. E
pesquisando, cheguei nesta lista. Tenho alguma experiência com shell-script,
mas nada muito além disso.

     Estou estudando o livro "Python para desenvolvedores". Agradeceria
algumas indicações de outras fontes de estudo (livros, sites, etc). Espero
aprender bastante aqui na lista, e colaborar sempre que for possível.

[]'s
Cléoson.

Re: Apresentação

Danillo Souza
Bem vindo.

Sugiro você a ler "Pensando como um Cientista da Computação usando
Python"<http://pensarpython.incubadora.fapesp.br/portal/livro>
.

Qualquer dúvida, estamos ai.

[]'s

<http://pensarpython.incubadora.fapesp.br/portal/livro>

Em 3 de setembro de 2010 10:51, Cléoson Barreto
<[hidden email]>escreveu:

> [...]
> algumas indicações de outras fontes de estudo (livros, sites, etc). Espero
> aprender bastante aqui na lista, e colaborar sempre que for possível.

*________________________________*
***Danillo Souza*, INFOinvest - Web Developer
*Bowne do Brasil*
*Office     *Praia de Botafogo, 440 - 22° Andar
               22250-908 Rio de Janeiro, Brazil
*Phone*    +55 21 2103 0512
[hidden email]
www.INFOinvest.com.br<https://outlook.bowne.com/exchweb/bin/redir.asp?URL=http://www.infoinvest.com.br/>

,-----------------------------------------------------------.
| Antes de enviar um e-mail para o grupo leia:              |
| http://www.pythonbrasil.com.br/moin.cgi/AntesDePerguntar  |
| E se você é usuário do BOL lembre-se de cadastrar o       |
| e-mail do grupo na lista branca do seu sistema anti-spam. |
`-----------------------------------------------------------´Links do Yahoo! Grupos

Re: Apresentação

Marco André Lopes Mendes
2010/9/3 Cléoson Barreto <[hidden email]>

> [...]
> algumas indicações de outras fontes de estudo (livros, sites, etc). Espero
> aprender bastante aqui na lista, e colaborar sempre que for possível.

Quero te recomendar o livro "Python for Unix and Linux System
Administration":

http://oreilly.com/catalog/9780596515829

Um abraço

Marco André

Re: Apresentação

2010/9/3 Danillo Souza <[hidden email]>:
> Bem vindo.
>
> Sugiro você a ler "Pensando como um Cientista da Computação usando
> Python"<http://pensarpython.incubadora.fapesp.br/portal/livro>

Colegas, a versão mais atualizada deste livro está aqui:

http://code.google.com/p/aprendacompy/

O nome traduzido também mudou: agora é "Aprenda Computação com Python".

programador repentista || stand-up programmer
Twitter: @luciano

Re: Apresentação

Danillo Souza
Valeu pelo update  ;D

da ultima vez que eu li, ainda estava nessa versão.

--
*________________________________*
[...]

Diego Tostes
recomendo começar com os exercicios da comunidade python brasil.

em http://comoprogramar.wikidot.com

vc tem uns exemplos.

recomendo tb o curso do MIT de programação. é gratis e show de bola.

tem o link em http://comoprogramar.wikidot.com

abs

diego

Em Sex, 2010-09-03 às 13:37 -0300, Marco André Lopes Mendes escreveu:

> [...]
> Espero
> possível.
> >

> Quero te recomendar o livro "Python for Unix and Linux System

Re: Apresentação

Danillo Souza
Falando em MIT, sugiro você a estudar também "Introduction to
Algorithms"<http://ocw.mit.edu/courses/electrical-engineering-and-computer-science/6-006-introduction-to-algorithms-spring-2008/lecture-notes/>
na
págna deles enquanto aprende Python.

*________________________________*
[...]

Francisco Viégas Vianna
Bem, eu particularmente acho que pra um iniciante, "Introduction to
algorithms" pode ser meio pesado, apesar do nome. Além de ela ser voltada
para algoritmos, e nenhuma linguagem específica.

Mas fica a dica aí tbm.

2010/9/4 Danillo Souza <[hidden email]>

> [...]
> | E se você é usuário do BOL lembre-se de cadastrar o       |
> | e-mail do grupo na lista branca do seu sistema anti-spam. |

Re: Apresentação

Danillo Souza
Tem coisas pesadas, realmente, mas também tem coisas boas de se aprender no
"início", como pilhas, filas, etc.
Exatamente por não ser voltada para linguagem nenhuma é que eu acho
interessante, a pessoa vai olhar e pensar "legal,
qual a melhor maneira de se fazer isso em Python?".

Mas depende de cada pessoa, cada um tem um ritmo de aprendizado.

[]'s

*________________________________*
[...]

chuck_newbie
Fala,

Não acho muito interessante começar a quebrar a cabeça com algoritmos
(complexidade e talz). Mas já que você indicou os pdf's das aulas do MIT
fica minha dica:

O MIT tem também disponível os vídeos das aulas de algoritmos:
ex: http://www.youtube.com/watch?v=JPyuH4qXLZ0

Agora é só ir seguindo. O bom pra quem não tem ouvir muito bom no inglês
é que os vídeos estão com as legendas (feature) do YouTube.

Att,
Maycon Maia Vitali

Em 04/09/2010 03:05, Danillo Souza escreveu:

> Falando em MIT, sugiro você a estudar também "Introduction to
> [...]

Fale com seus amigos  de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/

Re: Apresentação

2010/9/4 Danillo Souza <[hidden email]>:
> Tem coisas pesadas, realmente, mas também tem coisas boas de se aprender no
> "início", como pilhas, filas, etc.

Para aprender pilhas, filas etc. o Aprenda Computação com Pyhon tem
uma abordagem muito mais simples e realmente voltada para
principiantes em programação.

http://code.google.com/p/aprendacompy/

O curso 6.006 "Introduction to algorithms" apesar de ter a palavra
introdução no nome definitiviamente não é voltado para quem está
aprendendo a programar. Aliás, o fato de ter introdução no nome não
indica que é para iniciantes em uma ciência, indica que é uma primeira
abordagem de um tema, tipo "Introduction to Coupled Differential
Equations" não é um curso para principiantes em cálculo.

> [...]
> qual a melhor maneira de se fazer isso em Python?".
>
> Mas depende de cada pessoa, cada um tem um ritmo de aprendizado.

Eu concordo totalmente que cada um tem seu ritmo, Danilo. Mas que
aquele curso não é indicado para quem tá começando a programar, isso
não é mesmo. Quer ver como não é? Quantos aqui sabem para que serve o
algoritmo Karp-Rabin? E quantos pode explicar como ele funciona?

(som de grilos ao longe)

Eu por exemplo não sabia para que servia, até olha a tal página do MIT
minutos atrás. E claro que ainda não tive tempo de aprender como ele
funciona. Mas isso não me impede de usar os métodos de string do
Python para resolver problemas reais do dia-a-dia.

Se você quiser trabalhar como programador resolvendo problemas
realmente difíceis, tem que ter um belo repertório de algoritmos. Mas
para começar, é melhor aprender o básico de programação resolvendo
problemas simples do dia a dia, para os quais boa parte dos algoritmos
classicos já estão implementados na biblioteca padrão do Python,
prontos para usar.

programador repentista || stand-up programmer
Twitter: @luciano

Re: Apresentação

Danillo Souza
Sim, claro, mas do meu ponto de vista, os algoritmos que a pessoa aprende
não servem apenas para aquele problema específico,
eles vão te apresentar alguns obstáculos que você vai ter que quebrar a
cabeça para resolver, e esses obstáculos vão melhorando
a sua maneira de resolver problemas, e pode ser que ele descubra que do
mesmo modo que ele resolveu um problema no algoritmo X,
ele pode resolver um problema que está ocorrendo no projeto dele.

Enfim, concordo que seja meio pesado para iniciantes, mas mais pra frente
vai ser muito útil.

--
*________________________________*
[...]

Zhu Sha Zang
 Em 04-09-2010 20:06, Maycon Maia Vitali escreveu:

> [...]
> <mailto:cleoson.barreto%40gmail.com><cleoson.barreto%40gmail.com>

O bom é sem legenda. Think in english is better in this case cos we can
increase our "understanding in english" skills in the same time that we
learn computation.

Eu estou revendo cálculo 1 e 2 com as aulas do MIT sem legenda. Ao menos
é uma boa forma de revisão de cálculo aprendendo inglês de graça.

Mas, cada caso é um caso.

Re: Apresentação

Cléoson Barreto
Em 6 de setembro de 2010 11:14, Zhu Sha Zang <[hidden email]>escreveu:

> [...]
>
> Eu estou revendo cálculo 1 e 2 com as aulas do MIT sem legenda. Ao menos
> é uma boa forma de revisão de cálculo aprendendo inglês de graça.

Olá,

     Pessoal, muito obrigado pelas dicas de livros e sites. Pretendo ler
todos. Além do livro que falei, também estou acompanhando o curso de Python
que está sendo disponibilizado no Under-Linux, no link
http://under-linux.org/blogs/magnun/%5Bcurso-de-pyhon%5D-indice-2199/. Achei
bem legal pra quem está iniciando.

[]'s
Cléoson.