Atualizando o Python para a versão 2.7 em um Ubuntu 10.04

Atualizando o Python para a versão 2.7 em um Ubuntu 10.04

Luciano de Souza-2
Caros,
Ainda não estou inteiramente afeito à instalação de programas no Linux.
Utilizo o Ubuntu 10.04. com ele, veio o Python 2.6.5. Gostaria de
instalar a versão 2.7. Creio que se fizesse algo como "aptitude update"
ou "apt-get update", conseguiria atualizar o Python, entretanto, teria
como resultado a instalação da última versão, quando na verdade, desejo
a 2.7.
Então, qual seria o comando para instalar o Python 2.7 no Linux?
Luciano

Re: Atualizando o Python para a versão 2.7 em um Ubuntu 10.04

Leonardo Santagada
2010/11/25 Luciano de Souza <[hidden email]>:
> [...]
> a 2.7.
> Então, qual seria o comando para instalar o Python 2.7 no Linux?

Nunca mexa com o python do sistema, pelo menos não tenta mudar ele
para outra coisa. Se tu quiser o python 2.7 consiga um jeito de
instalar paralelamente (python aponta para o python 2.6.X enquanto
python27 é o 2.7.X).

Acho que aqui tem a explicação de como fazer (pelo menos é o primeiro
resultado do google) http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1529315

Leonardo Santagada

Re: Atualizando o Python para a versão 2.7 em um Ubuntu 10.04

Zhu Sha Zang
Em 25-11-2010 18:20, Leonardo Santagada escreveu:

> [...]
> python27 é o 2.7.X).
>
> Acho que aqui tem a explicação de como fazer (pelo menos é o primeiro

No gentoo, apenas elucidando, temos:

[I] dev-lang/python
     Available versions:
        (2.4)   2.4.6
        (2.5)   2.5.4-r4
        (2.6)   2.6.5-r3 (~)2.6.6-r1
        (2.7)   {M}(~)2.7
        (3.1)   3.1.2-r4

Com a opção multislot, posso estar instalando as três versões sem
conflito, e escolher, qual vou usar no ambiente do sistema, e no
ambiente do usuário utilizando a ferramenta eselect

[rodolfo@sakurazukamori ~]$ eselect python
list
10:26
Available Python interpreters:
  [1]   python2.6 *
  [2]   python2.7
  [3]   python3.1

Se eu quisesse mudar, bastaria um eselect python set 3, por exemplo.

Ocorre ainda, que posso estar escolhendo também, dentro do arquivo
/etc/make.conf qual serão as versão do python habilitadas. Faço isto com
a seguinte linha:

USE_PYTHON="2.6 2.7 3.1"

É importante dizer, que não são todos os sources que compilam com todas
as versões de python, então recomendo, por experiência/testes próprios a
deixar o python do sistema como 2.6. Por sorte, o sistema portage/emerge
do gentoo já suporta a versão 3.1, então mesmo que se arrisque ele não
vai morrer.

Ah, para instalar é simples, basta emerge python. Ele irá instalar as
versões especificadas no arquivo /etc/make.conf

Att

Re: Atualizando o Python para a versão 2.7 em um Ubuntu 10.04

Vinícius Figueiredo
> [...]

> a 2.7.
> Então, qual seria o comando para instalar o Python 2.7 no Linux?

Instale normalmente o pacote:

sudo apt-get install python-2.7

Você vai ter as duas versões de Python instaladas, a atual do sistema
e a 2.7 que acabou de instalar:

vinicius@vendetta:~$ which python
/usr/bin/python
vinicius@vendetta:~$ which python2.7
/usr/bin/python2.7

O arquivo /usr/bin/python é um link para o python2.6 como pode ver:

vinicius@vendetta:~$ ls -l /usr/bin/python
lrwxrwxrwx 1 root root 9 2010-10-16 15:34 /usr/bin/python -> python2.6

Assim os programas do sistema que usam Python, e não são poucos,
continuam usando a 'versão oficial' da distribuição. Se você quiser
pode escolher qual usar:

vinicius@vendetta:~$ python
Python 2.6.6 (r266:84292, Sep 15 2010, 15:52:39)
[GCC 4.4.5] on linux2
Type "help", "copyright", "credits" or "license" for more information.

vinicius@vendetta:~$ python2.7
Python 2.7.0+ (r27:82500, Sep 15 2010, 18:04:55)
[GCC 4.4.5] on linux2
Type "help", "copyright", "credits" or "license" for more information.

Pra melhorar ainda mais, é só instalar o virtualenv no teu sistema,
assim pode isolar vários ambientes com diferentes versões dos pacote
que você usa.

Vinícius Figueiredo

Re: Atualizando o Python para a versão 2.7 em um Ubuntu 10.04

Bruno Barbosa-2
Aproveitando a thread,

quais as principais mudanças do Python 2.6.x para 2.7.x?

# ---------------------------------------
# Bruno Barbosa
# Seja livre - Use Linux!!!
# http://algoritmizando.com
# http://twitter.com/bruninbsb
# ---------------------------------------

Em 26 de novembro de 2010 11:32, Vinícius Figueiredo
<[hidden email]>escreveu:

> [...]
>
> --
> Vinícius Figueiredo

Re: Atualizando o Python para a versão 2.7 em um Ubuntu 10.04

Roger Demetrescu
2010/12/2 Bruno Barbosa <[hidden email]>:
> Aproveitando a thread,
>
> quais as principais mudanças do Python 2.6.x para 2.7.x?

Eis aqui:

http://docs.python.org/whatsnew/2.7.html

[]s
Roger

Re: Atualizando o Python para a versão 2.7 em um Ubuntu 10.04

Bernardo Barros
Fedora 14 tem o Python 2.7 como padrão.

Re: Atualizando o Python para a versão 2.7 em um Ubuntu 10.04

Anderson Cardoso-2
se nao me engano no ubuntu 10.10 tbm

Em 2 de dezembro de 2010 13:58, Bernardo Barros
<[hidden email]>escreveu:

> Fedora 14 tem o Python 2.7 como padrão.

Anderson Pierre Cardoso
Computer Engineer - University of Sao Paulo

[gtalk]: [hidden email]
[blog]: http://anderson-hacklife.blogspot.com/

"FreeSoftware -> free as in freedom"  |  mande-me documentos em formatos
livres (ODF) -> http://www.infowester.com/odf.php

Re: Atualizando o Python para a versão 2.7 em um Ubuntu 10.04

Bernardo Barros
acho que não, mas pode ser.

2010/12/2 Anderson Cardoso <[hidden email]>:
> se nao me engano no ubuntu 10.10 tbm

Não, é o 2.6.6

--
Leonardo Santagada