Cocos2d e Pyglet, alternativas?

Luciano Ramalho
Pessoal, faz um tempo que eu não brinco com estas excelentes
bibliotecas para games 2d em Python mas hoje constatei que as últimas
versões de ambas são de 2010 (setembro, o cocos2d; janeiro, o pyglet),
o que me parece um pouco distante...

Porém eu vi que os repositórios dos dois projetos estão bem ativos,
com commits recentes.

Mesmo assim fica a pergunta: alguém recomenda alguma outra biblioteca
simples para fazer 2d em Python surgida recentemente?

[ ]s
Luciano

PS. Eu já conheço PyGame, é excelente, man não é mais recente nem mais
simples que o cocos2d.

programador repentista || stand-up programmer
Twitter: @luciano

Re: Cocos2d e Pyglet, alternativas?

Paolo Victor
Você conhece a pygame?

www.pygame.org

2011/7/27 Luciano Ramalho <[hidden email]>

> [...]
>
> --
> Luciano Ramalho
> programador repentista || stand-up programmer

Renato de Pontes Pereira
Paolo, faltou ler o resto do email

Luciano,

A cocos2d para o Python está meio abandonada, os desenvolvedores estão
trabalhando mais em cima da cocos-iphone. A pyglet faz mais de 1 ano que
não tem release. É uma pena as duas estarem tão desatualizadas.

Eu já experimentei algumas outras, todas bindings de outras bibliotecas,
como a FIFE. Mas não recomendo nenhuma delas.

Ainda as melhores opções são a cocos2d e a pygame. Infelizmente não
conheço nenhuma outra que consiga chegar perto dessas duas.

[]'s

On 07/27/2011 04:35 PM, Paolo wrote:

> Você conhece a pygame?
>
> www.pygame.org

Renato de Pontes Pereira (renatopp)
  - http://renatopp.com
  - http://inf.ufrgs.br/~rppereira
  - Mestrando em Ciência da Computação - UFRGS
  - OpenSUSE Member
  - renato.ppontes at gmail.com
  - rppereira at inf.ufrgs.br

2011/7/27 Renato Pereira <[hidden email]>:
> Paolo, faltou ler o resto do email

De fato ;-).

> [...]
>
> Ainda as melhores opções são a cocos2d e a pygame. Infelizmente não
> conheço nenhuma outra que consiga chegar perto dessas duas.

Renato, muito grato pelo seu depoimento, inclusive sobre a FIFE, que
eu não conhecia.

Para outros interessados no tema vale mencionar a relação mais
completa que eu conheço:

http://wiki.python.org/moin/PythonGameLibraries

Realmente dá para notar que a cocos2d e a pyglet não estão mais com
aquele ritmo de antes, acho que os desenvolvedores da cocos foram
ficar milionários na AppStore, eu não os culpo, tomara que consigam
porque merecem!

Mas na verdade nenhum dois dois projetos está realmente abandonado,
ambos têm commits recentes nos repositórios, principalmente a cocos2d.

Vou tocar o projeto didático que eu tenho em mente com a cocos2d.
Quando eu tiver algo para mostrar, compartilho aqui.

Valeu!

programador repentista || stand-up programmer
Twitter: @luciano

Re: Cocos2d e Pyglet, alternativas?

Anderson Cardoso-2
luciano eu tinha começado um projetinho didatico usando games a um tempo
atras, para uma matéria da faculdade.
Mas infelizmente o resto do pessoal que ajudava abandonou navio e eu não
tenho feito muito mais a tempos.
Ele é um wraper em cima da pygame (sim eu li que vc nao esta interessado
nela hehe, mas como é bem pequeno é facilmente mudável) somente. Não visa
ser um game maker e sim uma forma simplificada de usar recursos gráficos
para ensinar programação (uma porta de entrada).

https://github.com/andersoncardoso/pypp4gamers

se quiser forkar/ajudar/mudar-tudo/destruir/sei lá ..fica a vontade =]

O projeto é bem simples eu usei ele como meio de aprender python hehe.  Mas
até que serviu ao proposito um grupo pequeno de alunos da uftpr (se nao me
engano) havia usado para aprender o básico de python e programação antes de
partir para pygame e outras.

att

Anderson

--
Anderson Pierre Cardoso
Computer Engineer - University of Sao Paulo

[gtalk]: [hidden email]
[blog]:  http://anderson-hacklife.blogspot.com/

"FreeSoftware -> free as in freedom"  |  mande-me documentos em formatos
livres (ODF) -> http://www.infowester.com/odf.php

Re: Cocos2d e Pyglet, alternativas?

Alexandre Carvalho
http://www.panda3d.org/
Panda 3D é um Game Engine completo feito em C++ e utilizado com Python.
O jogo online Piratas do Caribe é feito utilizando Panda3D.

Alexandre.

Em 28 de julho de 2011 21:29, Anderson Cardoso
<[hidden email]>escreveu:

> [...]
> [blog]:  http://anderson-hacklife.blogspot.com/
>
> "FreeSoftware -> free as in freedom"  |  mande-me documentos em formatos

Professor Alexandre Miguel de Carvalho

Engenheiro Eletricista
Mestre em Engenharia Industrial
www.poengenharia.com.br

Re: Cocos2d e Pyglet, alternativas?

stvs
Boa tarde,

Também existe a framework Pilas e a biblioteca pySFML.

http://www.pilas-engine.com.ar/

http://www.sfml-dev.org/download.php

Luciano Ramalho wrote

Twitter: @luciano

2011/7/28 Alexandre Carvalho <[hidden email]>:
> http://www.panda3d.org/
> Panda 3D é um Game Engine completo feito em C++ e utilizado com Python.
> O jogo online Piratas do Caribe é feito utilizando Panda3D.

Valeu a dica, Alexander, vou dar uma olhada.

Eu estou mesmo procurando algo bem simples de usar como o Cocos2d, só
que eu estou usando Mac OSX 10.6 (Snow Leopard) e nesta versão do OS
aconteceram mudanças que basicamente quebraram bem quebrado o Cocos2d
(vejam o trecho de uma coversa abaixo, é bem deprimente).

Moral da história: para brincar com Cocos2d, a pior plataforma hoje é Mac.

http://comments.gmane.org/gmane.comp.python.pyglet.user/3223

> That's a 64-bit Python binary.  pyglet won't work in 64-bits on OS X
> (besides the QuickTime issue here, Carbon also is 32-bit only).  While
> waiting for someone with much free time to complete a Cocoa port of
> pyglet, you can download a 32-bit Python from python.org.
>
> Alex.

Dang.  I was rather happy that pyglet worked so well with the system
python before.  So if I understand correctly, unless someone does a
whole lot of work to port pyglet<->Carbon interactions to be
pyglet<->Cocoa interactions, I'm stuck with needing to manually
install a 32-bit Python and use pyglet with that.  Am I understanding
that correctly?

~ Nathan

Pretty much.

And don't hold your breath on a Cocoa port of pyglet. I took a shot at
it earlier this year, and while I have something that mostly works, it
isn't anywhere close to a public release, and requires major changes
to pyglet itself (because PyObjC does everything arse-backwards).

programador repentista || stand-up programmer
Twitter: @luciano

Re: Cocos2d e Pyglet, alternativas?

Leonardo Santagada
On Sat, Jul 30, 2011 at 12:02 PM, Luciano Ramalho <[hidden email]> wrote:

> Moral da história: para brincar com Cocos2d, a pior plataforma hoje é Mac.

 Já tem uma branch da pyglet que usa só ctypes e não usa mais pyobj-c,
então tudo funciona em 32/64bits e em qualquer python. Infelizmente o
criador da pyglet que anda meio parado, então ele não toca essas
coisas pra frente.

Leonardo Santagada

2011/7/31 Leonardo Santagada <[hidden email]>:

> [...]
> então tudo funciona em 32/64bits e em qualquer python. Infelizmente o
> criador da pyglet que anda meio parado, então ele não toca essas

Descobri que o pyglet também não tá legal no Ubuntu 11.04, só
funcionou legal para mim no 10.04... Não testei no Windows ainda, mas
se tá quebrado no OSX e no Ubuntu Linux, nem adianta funcionar no
Windows. Se eu quisesse algo que funcionasse só no Windows usava
IronPython e XNA.

Uma versão do pyglet com ctypes seria sensacional, deveria até fazer
parte da biblioteca padrão do Python qdo tiver pronta. Mas para o meu
propósito, que é usar em um curso daqui a pouco, eu preciso de algo
que seja mais estável. Estou desistindo de usar o Pyglet agora, vou
voltar para o Pygame que está mais estabelecido.

programador repentista || stand-up programmer
Twitter: @luciano

Re: Cocos2d e Pyglet, alternativas?

Joao S. O. Bueno
Então Luciano

Em softwar livre, uma coisa que noto é que o quando alguma
biblioteca/software esta mais ou menos "feature complete" - o
desenvolvimetno cai assintóticamente. Quem estava mexendo, parte pra
outra.

Apesar de muitas alternativas, Pygame, apesar de não ter
funcionalidades novas há
bastante tempo, e ter uma API bem chatinha perto da Cocos2D e mesmo da
Pyglet, é uma das mais bem mantidas, com grande base de usuários.
Inclusive funciona em Python 3 - não sei qual das outras faz isso.

Se você está mesmo atrás d enovidades, algo  promissor que foi
demonstrado no FISL é o Zhockon -- mas na época estav bastante
incompleto ainda.  No entnato, a lista de "features almejadas" que o
desenvolvedor apresentou era de dar água na boca - indo até backend em
html5 + canvas. (eu mesmo não tentei usar ainda)

https://sites.google.com/site/zhockonplatform/

  js
 -><-

2011/7/31 Luciano Ramalho <[hidden email]>:

> [...]
>
> --
> Luciano Ramalho
> programador repentista || stand-up programmer

esquece o  zhockon -

to há quase uma hora brigando com sos pre-requisitos dele num fedora 15 -
precisa de um monte de bibliotecas de CPP qu enao tem pacote no fedora,
inclusive uma que, quando compilada, precisa estar com um nome diferente-
sugerindo que está amarrada em pacotes do ubuntu.

E quando penseiq ue estivesse acabando, ele me dá erro diznedo que precisa do
Python 2.6 - (que nem tenho mais neste sistema, exceto em virtualenvs para
o zope)

Quem sabe o zhockon aproveite esta mensagem pra ganhar mais colaboradores
e acertar o sistema de build e distribuição (e poder funcionar com o
Python do sistema,nao com uma versão específica, obsoleta). COmo está
é absolutamente inviável: temos uqe lembrar que
além do desenvolvedor conseguir instalar,q ualqer um que for usar um
programa feito com a biblioteca tem que instala-la também.

Veredito final:
Use pygame.

2011/8/4 Joao S. O. Bueno <[hidden email]>:

> [...]
> desenvolvedor apresentou era de dar água na boca - indo até backend em
> html5 + canvas. (eu mesmo não tentei usar ainda)

Italo Maia-2
Luciano, se tiver possibilidade de afrouxar as "restrições" do seu pedido,
dê uma olhada no love2d <http://love2d.org/>, feito em lua. (eu sei que a
lista é de python, mas, na falta de opções!)

--
"A arrogância é a arma dos fracos."

===========================
Italo Moreira Campelo Maia
Bacharel em Ciência da Computação - UECE
Desenvolvedor WEB e Desktop (Java, Python, Lua)
Coordenador do Pug-CE
http://www.italomaia.com/
http://twitter.com/italomaia/
http://eusouolobomau.blogspot.com/
Turtle Linux  9.10 - http://tiny.cc/blogturtle910
Turtle Linux 10.10 - http://bit.ly/cEw4ET

2011/8/4 Italo Maia <[hidden email]>:
> Luciano, se tiver possibilidade de afrouxar as "restrições" do seu pedido,
> dê uma olhada no love2d <http://love2d.org/>, feito em lua. (eu sei que a
> lista é de python, mas, na falta de opções!)

Pois é eu acho tudo meio loucura, um port da love pro python ia ser
perfeito para o que serve, fazer jogos em python desktop. Essa meta
maluca de jogos usando canvas e javascript em python só faz o projeto
virar sonho.

Acho que a pyglet tá quase pronta para ser uma base ainda melhor que a
love, porque é puro ctypes. Eu sei que no linux ela tem problemas de
audio mas tudo é meio que culpa da openal que não funciona direito no
linux. Em cima dela uma api tipo a da love ou uma simplificação da
cocos seria perfeita.

Leonardo Santagada

Re: Cocos2d e Pyglet, alternativas?

Samuel Teixeira Santos
e o vpython? tudo bem que ele é mais 3d e tal...

mas vi exemplos de que é possível fazer gráficos 2d nele...

possui uma versão recente (maio/2011)

e pelos vídeos e códigos que existem no site tem uma curva de aprendizado
muito boa

a lista de discussão, entrei recentemente, até então nao tem muitas
mensagens, mas parece ativa o suficiente para tirar dúvidas....

http://www.vpython.org/index.html

--
Falou!

Samuel Teixeira Santos
サントスサムエル テイェイラ

*
P*ost *S*criptum:

Por favor, ao encaminhar as mensagens "globais"(não direcionadas somente a
minha pessoa):
1. *Apague* o *meu e-mail* e o meu *nome* no corpo da mensagem.
2. *Apague* também qualquer *endereço de e-mail* e *nome* que esteja no
corpo da mensagem
3. Inclua *seus destinatários* apenas na opção de *cópia oculta (Cco ou Bcc)
*.

Agindo assim *podemos* dificultar a disseminação de vírus, spams e banner.
Acho que vale a pena tentar.

2011/8/5 Samuel Teixeira Santos <[hidden email]>:
> e o vpython? tudo bem que ele é mais 3d e tal...

Ele é mais para simulações e onde tu não precisa de uma qualidade
gráfica nem um pouco boa, é só ver pelos screenshots, visualmente ele
é muito pobre.

Leonardo Santagada

Re: Cocos2d e Pyglet, alternativas?

Samuel Teixeira Santos
se voce visitar o Contributed
programs<http://www.vpython.org/contents/contributed.html>existem
muitos exemplos que considerei de boa qualidade(depende da exigência
de cada né...)

e pode-se resolver isso ao aplicar uma textura de alta definição nestes
modelos 3d, aí aumenta a qualidade.

e nos casos acima, como são mais demonstrações e exmplos para ensino, são
usado cores apenas e mesmo assim achei muito bom.

até

--
Falou!

Samuel Teixeira Santos
サントスサムエル テイェイラ

*
[...]

sem falar dos exemplos que vem na instalação deste módulo :)

--
Falou!

Samuel Teixeira Santos
サントスサムエル テイェイラ