Coding Dojo Computação Científica marcado para 28/07 a partir das 21:00 Online!

Coding Dojo Computação Científica marcado para 28/07 a partir das 21:00 Online!

Marcel Caraciolo
Pessoal,

Ficou decidido a data para Quinta-Feira (28/07) a partir das 21:00 o nosso
Coding Dojo de Computação Científica.

Precisamos agora definir:

a)  O problema a ser desenvolvido no Dojo (SER DECIDIDO ATE AMANHA -
SEGUNDA).

b)  Como será organizado o Dojo, (SER DECIDIDO ATE TERCA)

c) Quais ferramentas utilizaremos para edição, visualização compartilhada e
chat entre todos os desenvolvedores (SER DECIDIDO ATE QUARTA).

Sugestões são bem vindas!

--
Marcel Pinheiro Caraciolo
M.S.C. Candidate at CIN/UFPE

Re: Coding Dojo Computação Científica marcado para 28/07 a partir das 21:00 Online!

Allison Vollmann
Acho que minha mensagem ao primeiro tópico não chegou, sobre minha inscrição se ainda possível:

Skype: allisonvoll

Sobre ferramenta creio que o recurso de compartilhar a tela com o próprio Skype ja ajude, mas tem o Cloud9ide[1].

[1] http://cloud9ide.com/

________________________________

Re: Coding Dojo Computação Científica marcado para 28/07 a partir das 21:00 Online!

João Júnior-2
Acho que [1] pode nos ajudar e muito. Eu testei ela aqui na minha máquina e
funcionou muito bem, mas minha conexão não é muito rápida.
Se alguém puder testar.

[1] http://bigbluebutton.org/

Em 25 de julho de 2011 15:58, Allison Vollmann
<[hidden email]>escreveu:

> [...]
>
> c) Quais ferramentas utilizaremos para edição, visualização compartilhada e
> chat entre todos os desenvolvedores (SER DECIDIDO ATE QUARTA).

*João Júnior*
Matemático Computacional - Computational Mathematician
E-mail: [hidden email] <[hidden email]>
Fone: +55 (31) 9642-7061
www.dcc.ufmg.br/~jcaj <http://www.dcc.ufmg.br/%7Ejcaj>
http://br.linkedin.com/in/joaojunior
<http://br.linkedin.com/in/joaojunior>

Re: Coding Dojo Computação Científica marcado para 28/07 a partir das 21:00 Online!

Marcel Caraciolo
E o problema precisamos definir ainda hoje :D

Sugestões ?

Já deixo a 1)

accum, a function like MATLAB's accumarray

NumPy <http://www.scipy.org/NumPy> doesn't include a function that is
equivalent to MATLAB's accumarray function. The following function, accum,
is close.

Note that accum can handle n-dimensional arrays, and allows the data type of
the result to be specified.

 Toggle line numbers <http://www.scipy.org/Cookbook/AccumarrayLike#>

from itertools import productimport numpy as npdef accum(accmap, a,
func=None, size=None, fill_value=0, dtype=None):    """    An
accumulation function similar to Matlab's `accumarray` function.
Parameters    ----------    accmap : ndarray        This is the
"accumulation map".  It maps input (i.e. indices into        `a`) to
their destination in the output array.  The first `a.ndim`
dimensions of `accmap` must be the same as `a.shape`.  That is,
`accmap.shape[:a.ndim]` must equal `a.shape`.  For example, if `a`
   has shape (15,4), then `accmap.shape[:2]` must equal (15,4).  In
this        case `accmap[i,j]` gives the index into the output array
where        element (i,j) of `a` is to be accumulated.  If the output
is, say,        a 2D, then `accmap` must have shape (15,4,2).  The
value in the        last dimension give indices into the output array.
If the output is        1D, then the shape of `accmap` can be either
(15,4) or (15,4,1)     a : ndarray        The input data to be
accumulated.    func : callable or None        The accumulation
function.  The function will be passed a list        of values from
`a` to be accumulated.        If None, numpy.sum is assumed.    size :
ndarray or None        The size of the output array.  If None, the
size will be determined        from `accmap`.    fill_value : scalar
     The default value for elements of the output array.     dtype :
numpy data type, or None        The data type of the output array.  If
None, the data type of        `a` is used.    Returns    -------
out : ndarray        The accumulated results.        The shape of
`out` is `size` if `size` is given.  Otherwise the        shape is
determined by the (lexicographically) largest indices of        the
output found in `accmap`.    Examples    --------    >>> from numpy
import array, prod    >>> a = array([[1,2,3],[4,-1,6],[-1,8,9]])
8,  9]])    >>> # Sum the diagonals.    >>> accmap =
array([[0,1,2],[2,0,1],[1,2,0]])    >>> s = accum(accmap, a)
array([9, 7, 15])    >>> # A 2D output, from sub-arrays with shapes
and positions like this:    >>> # [ (2,2) (2,1)]    >>> # [ (1,2)
(1,1)]    >>> accmap = array([            [[0,0],[0,0],[0,1]],
   [[0,0],[0,0],[0,1]],            [[1,0],[1,0],[1,1]],        ])
dtype=float)    array([[ -8.,  18.],           [ -8.,   9.]])    >>> #
Same accmap, but create an array of lists of values.    >>>
accum(accmap, a, func=lambda x: x, dtype='O')    array([[[1, 2, 4,
-1], [3, 6]],           [[-1, 8], [9]]], dtype=object)    """

2011/7/25 João Júnior <[hidden email]>

> [...]

   http://aimotion.blogspot.com/

Re: Coding Dojo Computação Científica marcado para 28/07 a partir das 21:00 Online!

Samuel Teixeira Santos
colega, podia usar o patebin pra poder melhor vermos o código.

bom, eu nao sou da área científica.

minha sugestão entao seria um problema que fosse básico para
iniciação e ensinamento de boas práticas ao se programar cientificamente
com python, numpy ou scipy.

pode ser uma sugestão ampla, mas assim todos estariam (acho que sou
minoria e tal...) no mesmo nível em um segundo dojo...

grande abraço a todos

Em 26 de julho de 2011 00:04, Marcel Caraciolo <[hidden email]>escreveu:

> [...]
> accum(accmap, a, func=lambda x: x, dtype='O') array([[[1, 2, 4,
> -1], [3, 6]], [[-1, 8], [9]]], dtype=object) """

Falou!

Samuel Teixeira Santos
サントスサムエル テイェイラ

*
P*ost *S*criptum:

Por favor, ao encaminhar as mensagens "globais"(não direcionadas somente a
minha pessoa):
1. *Apague* o *meu e-mail* e o meu *nome* no corpo da mensagem.
2. *Apague* também qualquer *endereço de e-mail* e *nome* que esteja no
corpo da mensagem
3. Inclua *seus destinatários* apenas na opção de *cópia oculta (Cco ou Bcc)
*.

Agindo assim *podemos* dificultar a disseminação de vírus, spams e banner.
Acho que vale a pena tentar.

Re: Coding Dojo Computação Científica marcado para 28/07 a partir das 21:00 Online!

fabricio erdmann-2
já temos indicações de ferramentas para a conversa. e as ferramentas para o
código? falaram de ssh mas como seria isso? e em que editor vamos escrever?

usar o chat(escrito) não seria muito bom pq teríamos que copiar tudo e não
teríamos como apagar nem alterar quando precisarmos.

temos também a opção de usar um pad como o edupad que permitirá alterar o
código mas ainda teremos que copiá-lo e rodá-lo separadamente.

outra coisa, tabs ou  espaços?

Em 26 de julho de 2011 10:20, Samuel Teixeira Santos
<[hidden email]>escreveu:

> [...]
> Acho que vale a pena tentar.

Re: Coding Dojo Computação Científica marcado para 28/07 a partir das 21:00 Online!

Exatamente,

Falta definir um ambiente de desenvolvimento colaborativo, alguém sugere
alguma gratuita que suporte ?

OU uma que compartilhe uma tela para várias pessoas gratuitas?

Se tiver chat melhor ainda com microfone.

Sugestões ?

E o problema qual ficou até agora não recebi nenhum específico!

Att.

Marcel

2011/7/26 fabricio erdmann <[hidden email]>

> [...]

   http://aimotion.blogspot.com/

Re: Coding Dojo Computação Científica marcado para 28/07 a partir das 21:00 Online!

Renato de Pontes Pereira
Olá,

# Problema:
  - Esse accum me parece bem complicado para o primeiro.
  - O joão sugeriu fazer uma função que calcule o max e min de uma
matriz ao mesmo tempo, mas parece muito fácil

Anyway, entre os dois prefiro o maxmin.

# Ferramenta pra comunicação:
  - Skype ou BigBlueButton (Nesse primeiro dojo: skype, todo mundo já
está adicionado)
  - Chat (digitado apenas) está fora de questão,

# Ferramenta pra programar:
  - Por enquanto ssh (com a opção de compartilha a mesma tela pra todo
mundo).

Não existe nenhuma ferramente que supra nossa necessidade de codificar e
executar os programas, que suporte multiusuários e edição em tempo real.

Usar um pad convencional não adianta, a maioria só tem a opção de edição
de plain-text ficando insuportável programar, além disso temos que
executar o código, ver se os testes estão passando ou não.

O cloud9ide [2] é pago e não suporta edição em tempo real.

Compartilhar tela está fora de questão, a rede mundial de computadores
não aguenta tanta pressão. haha

A solução é desenvolvermos nossa própria ferramenta. Já iniciei o
projeto pra isso, chamado dojo2py [3]. Por enquanto ele já tem:

- Editor específico para programação (usando o ACE [4], editor usado no
cloud9ide.)
- Edição do arquivo principal e de testes
- Editor em tempo-real (parecido com os pads da vida)
- Lista de usuários on-line

Para podermos usar falta apenas a execução do código (que não vou acabar
até quinta). Anyway, as features a fazer no dojo2py são:

- Execução do arquivo principal e de teste
- Adicionar o ctrl+z e Ctrl+shift+z no editor
- Cronômetro em tempo real
- Painel para os organizadores controlarem as funções do dojo

Atualmente ele está assim [5]. Espero sugestões e ajuda de vocês.

[1] http://bigbluebutton.org/
[2] http://cloud9ide.com/
[3] https://github.com/renatopp/dojo2py
[4] https://github.com/ajaxorg/ace
[5]
https://picasaweb.google.com/lh/photo/rxmOMyVhEWkWl2QFHhfPbA?feat=directlink

On 07/26/2011 04:22 PM, Marcel Caraciolo wrote:

> [...]
>  > >
>  >
>  > [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]

Renato de Pontes Pereira (renatopp)
  - http://renatopp.com
  - http://inf.ufrgs.br/~rppereira
  - Mestrando em Ciência da Computação - UFRGS
  - OpenSUSE Member
  - renato.ppontes at gmail.com
  - rppereira at inf.ufrgs.br

Re: Coding Dojo Computação Científica marcado para 28/07 a partir das 21:00 Online!

Allison Vollmann
O cloud9ide é gratuito para projetos opensource

________________________________
De: Renato Pereira <[hidden email]>
Para: [hidden email]
Enviadas: Terça-feira, 26 de Julho de 2011 17:17

- renato.ppontes at gmail.com
- rppereira at inf.ufrgs.br

Re: Coding Dojo Computação Científica marcado para 28/07 a partir das 21:00 Online!

João Júnior-2
Acho que se pegarmos o bigbluebutton e acrescentar o que o Renato já fez, é
o ideal.
O bigbluebutton tem comunicação via voz, texto, espaço para mostrar
slide,controla quem é o palestrante, compartilhamento de tela.
Juntar isso com o que o Renato fez, principalmente com o editor
multi-usuário "compilando" o código ficaria muito bom.

Abraços.

Em 26 de julho de 2011 17:42, Allison Vollmann
<[hidden email]>escreveu:

> [...]

<http://br.linkedin.com/in/joaojunior>

Re: Coding Dojo Computação Científica marcado para 28/07 a partir das 21:00 Online!

Quem poderia se responsabilizar pela infra-estrutura ?

O problema podemos usar o que João/ Renato propôs.

O que falta ? Acho seria legal revisarmos a lista de usernames do skype pra
podermos nos organziar e preparar pra quinta.

Att.

Marcel

2011/7/26 João Júnior <[hidden email]>

> [...]

   http://aimotion.blogspot.com/

Re: Coding Dojo Computação Científica marcado para 28/07 a partir das 21:00 Online!

Renato Candido
O que ficou decidido no final de contas ?

Como vamos nos comunicar hoje às 21h ?

[]'s

Renato.

2011/7/26 Marcel Caraciolo <[hidden email]>

> [...]
> http://aimotion.blogspot.com/

Re: Coding Dojo Computação Científica marcado para 28/07 a partir das 21:00 Online!

Olá senhores,

Estarei no skype a partir das 22:30. Podemos nos preparar hj pra definirmos
tudo e amanhã termos de fato nosso Dojo.

meu username: marcel.caraciolo

Me addem!

marcel

Marcel Pinheiro Caraciolo