Criação de PodCast

Marcio Castro-3
Salve Galera do Python Brasil, esse fim de semana me veio a ideia de criar
um podcast sobre python para iniciantes e com o passa to tempo ir avançado
cada vez mas.
Lembrando que não tenho nenhuma experiência com programação, e como muitos
que acessam o site do python-brasil sou estudante em busca de conhecimento,
por isso venho pedir a ajuda a quem possa me ajudar nesse projeto

Re: Criação de PodCast

Evaldo Junior
Ideia muito boa, Marcio!

Eu sinto falta deste tipo de conteúdo nacional. Não sou um expert em Python,
mas estou disposto a ajudar.

Abraços

InFog

2010/8/16 Marcio Castro <[hidden email]>

> [...]
> que acessam o site do python-brasil sou estudante em busca de conhecimento,
> por isso venho pedir a ajuda a quem possa me ajudar nesse projeto

CaSoft Tecnologia e Desenvolvimento
+55 (13) 3797-1006
Site: http://casoft.info
Blog: http://infog.casoft.info

,-----------------------------------------------------------.
| Antes de enviar um e-mail para o grupo leia:              |
| http://www.pythonbrasil.com.br/moin.cgi/AntesDePerguntar  |
| E se você é usuário do BOL lembre-se de cadastrar o       |
| e-mail do grupo na lista branca do seu sistema anti-spam. |
`-----------------------------------------------------------´Links do Yahoo! Grupos

Re: Criação de PodCast

Bruno Barbosa-2
Marcio,

Achei interessante a idéia, mas como você mesmo disse, não tem experiência
em programação.
Então como passar conteúdo para os ouvintes?

Eu comecei a estudar Python a pouco tempo, e estou gostando muito da
linguagem, e possuo um blog: http://algoritmizando.com - que conta
atualmente com uma média de 7.000 visitantes por mês, e poderia ser útil na
divulgação e armazenamento dos podcasts.

Além disso, ja estava há algum tempo pensando sobre fazer podcasts sobre
algum assunto relacionado a tecnologia, linguagens de programação e afins...

Se desejar, poderemos amadurecer essa idéia, envie um email para
[hidden email] e discutiremos sobre mais detalhes.

Até mais.

Em 16 de agosto de 2010 10:15, Marcio Castro <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> que acessam o site do python-brasil sou estudante em busca de conhecimento,
> por isso venho pedir a ajuda a quem possa me ajudar nesse projeto

# ---------------------------------------
# Bruno Barbosa
# [hidden email]
# Seja livre - Use Linux!!!
# http://algoritmizando.com
# http://twitter.com/bruninbsb
# ---------------------------------------

,-----------------------------------------------------------.
[...]

Tomas Schertel
E se precisar mostrar código?
Vai precisar de material separado (código fonte, etc) do podcast.
E mesmo assim, se for seguir esse formato, tem que ser muito bem feito para
as pessoas acompanharem direito.
Meus dois centavos.

--
Tomás A. Schertel
Linux Registered User #304838

> [...]

| E se você é usuário do BOL lembre-se de cadastrar o       |
| e-mail do grupo na lista branca do seu sistema anti-spam. |

Igor-49
2010/8/16 Tomás Acauan Schertel <[hidden email]>

> E se precisar mostrar código?

Faça um screencast! Se forem tutoriais explicando alguma ideia ou
característica da linguagem pode valer a pena, principalmente pois você pode
ir explicando passo a passo o código em vez de mostrar um código cheio de
comentários que fica até ruim de ler (você abre em um editor e tudo que você
vê é a cor que ele colore os comentários :P) Só tem que tomar cuidado pra
não fazer algo muito chato.

--
Igor

Re: Criação de PodCast

Fernando Fabricio
Caso precise ajuda, também sou iniciante em python, porém tenho muita
curiosidade sobre o assunto, e já tenho experiência na gravação e edição
de arquivos de áudio.

att

Em 16/08/2010 12:57, Igor escreveu:

> [...]
> não fazer algo muito chato.
>
> Vai precisar de material separado (código fonte, etc) do podcast.

Fernando Fabricio dos Santos
RedFeet - Sua empresa nas nuvens
Tecnologia da Informação - NEAD Cesumar
skype: ferfabricio

"May the Force be with you"

Re: Criação de PodCast

JonatasCD
idéia show de bola - serei frequentador certo!!

=]

--
[ ]s
JonatasCD

Re: Criação de PodCast

Osvaldo Santana Neto-2
Oi Pessoal,

Eu sou suspeito em falar (já que a minha empresa vende cursos em formato
screencast)
mas acho que esse formato é o melhor de todos para ensinar a programar.

É "barato" de fazer porque você não precisa comprar uma câmera para produzir
os videos
(tem software que faz isso) e você consegue demonstrar passo a passo aquilo
que você
quer mostrar.

[jabá]
Se você produzir screencasts e quiser faturar um dinheirinho com eles é só
mandar um
e-mail pra mim. Estamos à procura de autores de cursos que queiram montar
uma "loja" na
nossa plataforma Ludeos (www.ludeos.com.br). Pode ser curso, em video, sobre
qualquer
assunto.
[/jabá]

Obrigado,
Osvaldo

--
Osvaldo Santana Neto — Triveos Tecnologia <http://www.triveos.com.br/>
Phone: +55 41 9244-1646

Curso de Desenvolvimento Web com Python e
Django<http://www.ludeos.com.br/s/triveos-cursos-online> —
R$200,00 (12xR$19)

Re: Criação de PodCast

Marcio Castro-3
Vi que essa e uma ideia muito boa pela repercurçao que esta causando, sobre
os códigos e modo de funcionamento estava pensando em utiliza uma foma de
apostila ou mesmo os documentos que estão no python brasil, tipo uma leitura
explicando detalhadamente cada coisa, exemplo:
Esse domingo estava estudando sobre os tratamentos de erro no pyhton e tive
que utilizar uns tres materiais diferentes para entender como funcionava e
como e a logica desse tipo de coisa, ai me veio a ideia do podcast, reunindo
as explicações de uma forma para que a pessoas lendo um certo material possa
junto com o podcast entender direito.
A ideia do podcast e par agradar pessoas sem experiência  de programação,
como eu e outros aqui, que as vezes ficam perdidos com tantos nomes
diferentes para memoriza e entender.

,-----------------------------------------------------------.
[...]

Camila Araújo
Boa ideia essa...

Assim que lançarem vou acompanhar.

: ).

Em 16 de agosto de 2010 15:46, Marcio Castro <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> | E se você é usuário do BOL lembre-se de cadastrar o       |
> | e-mail do grupo na lista branca do seu sistema anti-spam. |

Camila Maria Franco.

 [image: Google Talk:] [hidden email] [image: MSN:]

,-----------------------------------------------------------.
[...]

Arthur Pires
Não tenho como ajudar, mas ouviria com certeza.

Um conteúdo que eu acho indispensável nesse tipo de produção é "o que rolou no mundo xxxx" nesse caso, o mundo python.

--- Em [hidden email], Camila Araújo <camilaraujofranco@...> escreveu

> Boa ideia essa...
>
> Assim que lançarem vou acompanhar.
>
> : ).

> --
> ==============================
>
> Camila Maria Franco.
>
>  [image: Google Talk:] camilaraujofranco@... [image: MSN:]
> k_milafranco@...

RE: Re: Criação de PodCast

Caio Oliveira-3
Relaxa na bolacha

Ta trabalhando ainda?

Não tenho como ajudar, mas ouviria com certeza.

Um conteúdo que eu acho indispensável nesse tipo de produção é "o que rolou
no mundo xxxx" nesse caso, o mundo python.

--- Em [hidden email]
<mailto:python-brasil%40yahoogrupos.com.br> , Camila Araújo

<mailto:osantana@...%0b>

programar.

montar

<mailto:jonatas.cd@...%20%3cjonatas.cd%40gmail.com>
<jonatas.cd%40gmail.com>>

> --
> ==============================
>
> Camila Maria Franco.
>
> [image: Google Talk:] camilaraujofranco@... [image: MSN:]
> k_milafranco@...

Re: Re: Criação de PodCast

clauber Paesca
ideia fenomenal, já sou ouvinte garantido.

esta tipo de coisa é muito importante para o crescimento da comunidade
python (facilita o "recrutamento")

alem de ser uma otima forma de mostrar a um certo gripinho da minha
faculdade que .net não é a única alternativa ao java (e nem a mais
produtiva)

recomendo dividir o conteúdo em três partes uma para os iniciantes extremos
(algorítimos, orientação a objetos etc) uma para os iniciantes em python (
sintaxe, manipulação de strings etc) e a ultima para os avançados ( Django,
Plone, sql alchemy etc)

É claro que não é uma boa ideia por tudo isso num programa só. seriam três
(ou dois, se juntar os dois iniciantes) programas distintos.

2010/8/16 arthurprsll <[hidden email]>

> [...]
> no mundo xxxx" nesse caso, o mundo python.
>
> --- Em [hidden email]<python-brasil%40yahoogrupos.com.br>,

D166ER
---
" O Universo não é apenas mais estranho do que supomos;
ele é mais estranho do que somos capazes de supor."
(John Haldane, biólogo inglês, 1892-1964)