Dojo On-line de Aplicações Científicas em Python

12

Dojo On-line de Aplicações Científicas em Python

João Júnior-2
Pessoal,
Estava conversando ontem com o Renato aqui da lista para colocarmos
aquela idéia do dojo on-line de aplicações científicas em prática.
Ficou decidido que vamos fazer um para ver quem está afim de
participar e do que vamos precisar. Como já tinha dito, podemos usar o
mesmo que o pessoal do Dojo-Rio
ta usando: Skype para comunicação do pessoal e ssh para compartilhar o
console, após os primeiros dojos, vamos ver se só essa estrutura é
necessária e caso não, já estamos testando alguns editores on-line,
mas não encontramos nada multi-usuário. O Renato disse que caso
encontremos algo, podemos instalar no servidor dele.
Precisamos só saber quem deseja participar, então favor responder esse
tópico, com o seu nome, skype, dias e horários que fica bom para fazer
o dojo. Abaixo to colocando minha respostas de uma vez. Só lembrando
que o foco desse dojo será aplicações científicas.

Nome: Júnior
Skype: joaojunior.ma
Dia/Horários: Segunda,Terça,Quarta após às 19:00

--
João Júnior
Matemático Computacional - Computational Mathematician

E-mail: [hidden email]
Fone: +55 (31) 9642-7061
www.dcc.ufmg.br/~jcaj
http://br.linkedin.com/in/joaojunior

Re: Dojo On-line de Aplicações Científicas em Python

Marcel Caraciolo
Com certeza pessoal!! Estou dentro!

Nome: Marcel Caraciolo
Skype: marcel.caraciolo
Dia/Horários: Segunda e  Quarta a partir das 21:00.

2011/7/13 João Júnior <[hidden email]>

> [...]
>
> --
> João Júnior
> Matemático Computacional - Computational Mathematician

Marcel Pinheiro Caraciolo
M.S.C. Candidate at CIN/UFPE
   http://www.mobideia.com
   http://aimotion.blogspot.com/

Re: Dojo On-line de Aplicações Científicas em Python

carolina zamith cunha
Muito Bom !! Eu jogo !!!

Nome: Carolina Zamith
Skype: carol.zamith
Dia/Horários: Todos os dias após às 19hs

Em 13 de julho de 2011 17:39, Marcel Caraciolo <[hidden email]>escreveu:

> Com certeza pessoal!! Estou dentro!
>

> Nome: Marcel Caraciolo
> Skype: marcel.caraciolo
> Dia/Horários: Segunda e  Quarta a partir das 21:00.

> --
> Marcel Pinheiro Caraciolo
> M.S.C. Candidate at CIN/UFPE
>   http://www.mobideia.com
>   http://aimotion.blogspot.com/

Re: Dojo On-line de Aplicações Científicas em Python

fabricio erdmann-2
também estou dentro

nome: Fabricio Erdmann
skype:  fabricio_er
Dia/Horários: todo dia depois das 18:30

Em 13 de julho de 2011 19:14, carolina zamith cunha
<[hidden email]>escreveu:

> [...]
> http://www.dcc.ufmg.br/%7Ejcaj>

Re: Dojo On-line de Aplicações Científicas em Python

Samuel Teixeira Santos
precisa de algum pré-requisito na área científica para participar?
e eu nunca participei de um dojo, seria o primeiro e online... e li pouco a
respeito

Em 13 de julho de 2011 23:17, fabricio erdmann <[hidden email]
> escreveu:

> também estou dentro
>
> nome: Fabricio Erdmann
> skype:  fabricio_er
> Dia/Horários: todo dia depois das 18:30

> esse
> fazer

> http://www.dcc.ufmg.br/%7Ejcaj> <

Falou!

Samuel

*
P*ost *S*criptum:

Por favor, ao encaminhar as mensagens "globais"(não direcionadas somente a
minha pessoa):
1. *Apague* o *meu e-mail* e o meu *nome* no corpo da mensagem.
2. *Apague* também qualquer *endereço de e-mail* e *nome* que esteja no
corpo da mensagem
3. Inclua *seus destinatários* apenas na opção de *cópia oculta (Cco ou Bcc)
*.

Agindo assim *podemos* dificultar a disseminação de vírus, spams e banner.
Acho que vale a pena tentar.

Re: Dojo On-line de Aplicações Científicas em Python

Renato Candido
Gostaria de participar !

Para mim é melhor nas segundas, quartas, ou quintas após as 21h.

Renato.
skype: renatocan

2011/7/14 Samuel Teixeira Santos <[hidden email]>

> [...]
> Acho que vale a pena tentar.

Re: Dojo On-line de Aplicações Científicas em Python

José Alexandre Nalon
Olá!

Também tenho intenção de participar, mas minha
escolha de horários pode ser meio limitada. Em
todo caso, vão os dados:

skype: jnalon
horários: a principio, qualquer dia durante a tarde

Tenho três sugestões para tema que podem ser in-
teressantes. A primeira é direcionar os problemas
de forma que treinemos o uso do NumPy -- pensar
em 'numpyês' pode ser bem complicado, porque é
praticamente um paradigma diferente. Pensar de
forma funcional ajuda um absurdo.

A segunda sugestão é que encontremos problemas pa-
ra compreendermos as limitações dos pacotes mate-
máticos, visando como aumentar a eficiência.

A terceira é Matplotlib. Ninguém ainda me mostrou
um pacote gráfico -- em qualquer linguagem -- que
chegue aos pés da qualidade, facilidade e versati-
lidade dele.

Abraços:

---
José Alexandre Nalon

Re: Dojo On-line de Aplicações Científicas em Python

Marcel Caraciolo
Olá Nalon,

Pessoal aqui no Scipy Conference está falando muito dos framework para
plotagem 2D chamado Chaco. É muito poderoso mesmo, especialmente por
construir gráficos animados.

http://code.enthought.com/projects/chaco/

<http://code.enthought.com/projects/chaco/>
http://code.enthought.com/projects/chaco/gallery.php

<http://code.enthought.com/projects/chaco/gallery.php>PS: Encontrei a Hilary
Mason, uma das famosas cientistas aqui nos EUA
que usa Python intensivamente em seus projetos. Por sinal, Bit.ly quem não
sabe usa Tornado + Python em backend e processamento das urls (shorten,
análise e unshorten) !!! Já lancei o convite de ela palestrar ano que vem em
nosso encontro brasileiro, quem sabe! :D

http://www.hilarymason.com/

Att.

Marcel

2011/7/14 <[hidden email]>

> [...]
> um pacote gráfico -- em qualquer linguagem -- que
> chegue aos pés da qualidade, facilidade e versati-

Marcel Pinheiro Caraciolo
M.S.C. Candidate at CIN/UFPE
   http://www.mobideia.com
   http://aimotion.blogspot.com/

Re: Dojo On-line de Aplicações Científicas em Python

carolina zamith cunha
Pessoal,

Gostei da idéia de usar Numpy, dada pelo Nalon !
Estou implementando um problema, e preciso conhecer mais sobre.

Carol

Em 14 de julho de 2011 12:50, Marcel Caraciolo <[hidden email]>escreveu:

> [...]
>   http://www.mobideia.com
>   http://aimotion.blogspot.com/

Re: Dojo On-line de Aplicações Científicas em Python

savio
To nessa.
Nome: Savio Sabino
skype: saviosabino
datas: preferencialmente dias de semana após as 19:30 ou finais de semana.

Show de bola, a maioria dos dojo's anda sendo às 19:00 e em sampa. Moro na baixada e fica difícil pra mim.
Sempre tive em mente sobre a necessidade de um dojo online para quem não pode comparecer, mas nunca corri muito atrás. Agora que tem muitos com a mão na massa estou disposto a ajudar no que for preciso.
Abraços e obrigado pela iniciativa.

--- Em [hidden email], Renato Candido <renatocan@...> escreveu

> [...]

José Alexandre Nalon
Olá!

> Pessoal aqui no Scipy Conference está falando muito dos framework para

Já conhecia, mas nunca tinha estudado a fundo.
Veja que continua sendo Python, então ainda es-
tamos praticamente no mesmo escopo... :)

Dei uma olhada mais a fundo, e gostei do fato
que ele é bom para lidar com animações e inte-
ratividade. Nisso o Matplotlib peca um pouco.
Mas o MPL continua sendo melhor, a qualidade
dos gráficos ainda é melhor, e ele é bem mais
flexível.

Outra coisa que não gostei no Chaco foi o grande
número de dependências. Mas acho que isso é ine-
vitável. Vou ficar de olho.

---
José Alexandre Nalon

Re: Dojo On-line de Aplicações Científicas em Python

Renato de Pontes Pereira
Olá, desculpe a demora pra responder.

Eu fiz uma lista [1] com o skype e os horários de quem falou aqui, já
adicionei todo mundo no skype exceto a Carol (o skype está correto?).

Ainda nessa lista, coloquei um espaço para sugestões de problemas, vide
a sugestão do Nalon (leia abaixo).

------
Samuel
------
 > precisa de algum pré-requisito na área científica para participar?
 > e eu nunca participei de um dojo, seria o primeiro e online... e
 > li pouco a respeito

Samuel, a ideia é que não precise, assim qualquer um pode participar.

-----
Nalon
-----
> [...]
 > de forma que treinemos o uso do NumPy -- pensar
 > em 'numpyês' pode ser bem complicado, porque é
 > praticamente um paradigma diferente. Pensar de

Se tratando de aplicações científicas em Python isso deve ser
obrigatório. Se encaixa na sugestão a baixo.

 > A segunda sugestão é que encontremos problemas pa-
 > ra compreendermos as limitações dos pacotes mate-
 > máticos, visando como aumentar a eficiência.

Boa, apesar desse primeiro ser mais pra testar as ferramentas pro dojo
online, já seria bom termos uma lista com problemas desse tipo. Alguma
sugestão já em mente? Adicionei no [1] um tópico pra quem quiser colocar
ideias.

 > A terceira é Matplotlib. Ninguém ainda me mostrou
 > um pacote gráfico -- em qualquer linguagem -- que
 > chegue aos pés da qualidade, facilidade e versati-
 > lidade dele.

Sensacional, um dojo de matplotlib é genial! Com certeza faremos um.

[1] http://edupad.ch/8R5q9nSt0T

Renato de Pontes Pereira (renatopp)
  - http://renatopp.com
  - Mestrando em Ciência da Computação - UFRGS
  - OpenSUSE Member
  - rppereira at inf.ufrgs.br
  - renato.ppontes at gmail.com

Re: Dojo On-line de Aplicações Científicas em Python

Renato de Pontes Pereira
Ah, se esqueci alguém, me avise, ou coloque direto as informações na lista.

  - rppereira at inf.ufrgs.br
  - renato.ppontes at gmail.com

Re: Dojo On-line de Aplicações Científicas em Python

Leonardo Santagada
2011/7/14  <[hidden email]>:

> [...]
> flexível.
>
> Outra coisa que não gostei no Chaco foi o grande
> número de dependências. Mas acho que isso é ine-

Eu nunca consegui instalar o Chaco também, acho que não é a toa que a
entought tem uma distribuição de python própria. Eu vi esse cara
recentemente http://packages.python.org/guiqwt/ parece legal. Meu
maior medo com a matplotlib é que ela depende da Agg que eu lembre não
é mais desenvolvida.

Leonardo Santagada

Re: Dojo On-line de Aplicações Científicas em Python

Arthur-66
Olá, gostaria de participar, mas não conheço nada de Numpy, isso é um
problema?
Fora quinta minhas noites estão livres, não vaeria a pena pra maioria talvez
pegar um horario no fim de semana?

Nome: Arthur Julião
Skype: doctorshekt

Até mais!
Ass.: Arthur Julião
"Quero que a estrada venha sempre até você
 E que o vento esteja sempre a seu favor,
 Quero que haja sempre uma cerveja em sua mão
 E que esteja ao seu lado seu grande amor."
                                 (Tempo Ruim - A Arte do Insulto - Matanza)

> [...]

>   http://www.mobideia.com
>   http://aimotion.blogspot.com/

Re: Dojo On-line de Aplicações Científicas em Python

Adicionado

 > Olá, gostaria de participar, mas não conheço nada de Numpy, isso é um
 > problema?

Não.

 > não vaeria a pena pra maioria talvez pegar um horario no fim de
 > semana?

Depende do que o pessoal está respondendo aqui. O ideal é que depois dos
nossos testes, devemos ter mais de um horário pra não excluir ninguém.

  - http://inf.ufrgs.br/~rppereira
  - renato.ppontes at gmail.com
  - rppereira at inf.ufrgs.br

Re: Dojo On-line de Aplicações Científicas em Python

Renato de Pontes Pereira
Olá novamente,

Eu complementei o documento [1] com as sugestões dos Nalon. Peço que
vocês pensem em problemas e complementem lá.

  - renato.ppontes at gmail.com
  - rppereira at inf.ufrgs.br

Re: Dojo On-line de Aplicações Científicas em Python

Andre Modesto
tbm tô dentro
já participo de um que acontece todos os domingos as 15H00
via skype
pra quem quiser tbm....

Andre modesto
skype: andre.modesto125

Em Qui, 2011-07-14 às 20:26 -0300, Renato Pereira escreveu:

> [...]
> - rppereira at inf.ufrgs.br
> - renato.ppontes at gmail.com

Re: Dojo On-line de Aplicações Científicas em Python

tenho uma lista* com problemas para dojo e desafios de programação que
postei em outro tópico:
um que eu recomendaria é o project euler http://projecteuler.net/ que possui
varios problemas matemáticos, já respondi alguns e continuarei responder mas
isso não impedira de participar caso usem um que eu já fiz(tirando o 13 e
outros que são chatos de tão fáceis).

*criei a lista pq protendo criar um grupo de dojo na faculdade semestre que
vem então essa experiencia pode me ajudar bastante ^^

Em 14 de julho de 2011 20:26, Renato Pereira <[hidden email]>escreveu:

> [...]
> - rppereira at inf.ufrgs.br
> - renato.ppontes at gmail.com

Re: Dojo On-line de Aplicações Científicas em Python

Boa Fabricio, vou dar uma caçada nos sites listados, mais cedo eu olhei
os problemas do project euler (olhadela rápida) mas tem que filtrar
muito pra achar um interessante que seja preferencialmente resolvido com
numpy.

  - renato.ppontes at gmail.com
  - rppereira at inf.ufrgs.br
12