Dúvida list comprehentions

Igor Léopoldès
Boa noite pessoal,

Sou novato por aqui e gostaria do auxílio de vocês no seguinte problema:

Tenho um arquivo .obj (malhas poligonais tridimensionais), basicamente é um
arquivo texto com os dados de um objeto 3d, para quem não sabe do que se
trata.

Cada vértice do objeto eu mapeei para uma tupla do tipo (x, y, z) e tenho a
relação destes vértices em uma lista. Logo tenho uma lista de tuplas.

Estou tentando manipular os valores destes pontos mas não estou
conseguindo.

Tendo vertices = [(1,2,4), (4,6, 8), (7,8,6)] e gostaria, por exemplo, de
obter:
[(2,4,8), (8, 12, 16), (14, 16, 12)]

Como posso fazer isso de forma pythônica com list comprehentions?

Tentei algumas coisas, mas não encontrei o caminho certo.

Desde já agradeço a atenção.

Paulo Bender

Twitter: @ileopoldes