Endentação/Indentação/Identação em Python.

12

Endentação/Indentação/Identação em Python.

Camila Araújo
Pessoal, gostaria de saber se existe e qual a diferença entre
endentação/indentação/identação em Python.
Se der coloquem exemplos.

Camila Maria Franco.

 [image: Google Talk:] [hidden email] [image: MSN:]

Re: Endentação/Indentação/Identação em Python.

Leonardo Santagada
A diferença é qual a palavra q cada pessoa acha que é a tradução de indentation para o português. Teve várias discussões na lista e não se chegou a um claro consenso (se eu lembro bem as justificativas do Luciano Ramalho eram as que pareciam mais fundamentadas).

Eu uso indentação (mas não tenho nada contra endentação).

--
Leonardo Santagada
santagada at gmail.com

Re: Endentação/Indentação/Identação em Python.

Adriano Langaro
Na faculdade nos passaram o termo Endentação por correto, mas como já foi
dito, nçao tem muita direfença.

,-----------------------------------------------------------.
[...]

Marco André Lopes Mendes
O mais importante é endentar corretamente, definir um padrão de endentação,
por exemplo, com 4 espaços, configurar o editor pra usar espaços no lugar de
tabulação, nunca misturar espaços e tabulações no mesmo arquivo e coisas do
tipo.

[]s

Marco André

--
Marco André
[hidden email]

Re: Endentação/Indentação/Identação em Python.

bitjesse

Eu nem sabia que existia uma polêmica quanto a isso(também sou iniciante em Python), eu acho endentação mais correto e agradável aos ouvidos.

--- Em [hidden email], Marco André Lopes Mendes <marcoandre@...> escreveu

2010/8/2 Marco André Lopes Mendes <[hidden email]>:
> [...]
> tabulação, nunca misturar espaços e tabulações no mesmo arquivo e coisas do

Mandou muito bem, Marco, mais importante que a palavra é a prática.

Meu principal argumento para usar "endentar" é que esta palavra existe
no dicionário Houaiss, mas "indentar" não existe (mas no Houaiss não
tem uma acepção que se pareça com a prática de ententar linhas de
código).

Como o termo em inglês é "indent" fico suspeitando que "indentar" é
apenas mais um dos muitos anglicismos importados pelos informáticos.
Eu não sou contra importar palavras quando elas não existem no nosso
idioma, mas quando existem, prefiro usar as nossas.

[ ]s
Luciano

programador repentista || stand-up programmer
Twitter: @luciano

2010/8/2 Luciano Ramalho <[hidden email]>

> endentação,
> de
> do
>
> Mandou muito bem, Marco, mais importante que a palavra é a prática.

Valeu, ainda vou fazer um tutorial descrevendo com se configura o Gedit e o
Geany, mas o básico é isso que descrevi acima.

> [...]
> Eu não sou contra importar palavras quando elas não existem no nosso
> idioma, mas quando existem, prefiro usar as nossas.

 Sim, depois de toda a discussão que tivemos há um tempo atrás, tenho usado
endentar. A idéia de "criar dentes" no código-fonte descreve bem o que
fazemos.

Um abraço

Marco André

Re: Endentação/Indentação/Identação em Python.

Joelmir Ribacki
Existe alguma convenção na quantidade de espaços para subtituir a tabulação?
Eu sempre usei 3 espaços, já ouvi dizer que é cinco, outros dizem que é
quatro, porem se for editar um código feito por outras pessoas fica mais
facil se voce tem seu editor configurado corretamente.

Re: Endentação/Indentação/Identação em Python.

Félix Rodrigues

Acho que a nossa palavra seria algo como "recuo", pelo menos é o que a
wikipedia [1] e o GNOME Brasil dizem [2]. Mas acho que usar recuo causa mais
confusão do que ajuda. Por mim qualquer uma funciona (uso a palavra em
inglês sempre que possível).

[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Indenta%C3%A7%C3%A3o
[2] http://br.gnome.org/GNOMEBR/ErrosFrequentes

Félix Carvalho Rodrigues

Re: Endentação/Indentação/Identação em Python.

Iuri
Joelmir, existe convenção sim.

Segundo o PEP-8 [1], deve-se utilizar 4 espaços.

[1] http://www.python.org/dev/peps/pep-0008/

On Aug 2, 2010, at 10:33 AM, joelmir wrote:

> [...]
> quatro, porem se for editar um código feito por outras pessoas fica mais
> facil se voce tem seu editor configurado corretamente.

Eu pessoalmente não lembro de código com 3 ou 5 espaços. O PEP-8 e o 7 falam de 4 espaços, o que também é convenção da grande maioria dos projetos. A google (e alguns pequenos projetos) usa 2 pra código interno e eu até gosto de 2, principalmente pra html e coisas com muitos níveis.

O mais correto pra editar código dos outros é manter a endentação (i(n)dentação) q o código esta, a não ser que tu vá ter q editar todo o projeto e eles antigamente usavam tabs (ai vale a pena mudar :)

--
Leonardo Santagada
santagada at gmail.com

> [...]

> quatro, porem se for editar um código feito por outras pessoas fica mais
> facil se voce tem seu editor configurado corretamente.

Eu nunca ouvi falar de 3 ou 5. Pelo PEP-8 (já citado), deve ser 4. Eu
sempre uso 4 quando estou num editor.

No console interativo uso 2, para facilitar.

Uma vez eu li que no Google internamente eles usam 2 espaços, e quando
o Guido foi trabalhar lá ele comentou que até gostou da idéia, porque
assim ficava claro para ele quando estava lidando com código aberto ou
com coisas proprietárias do Google.

Twitter: @luciano

On Aug 2, 2010, at 6:26 PM, Luciano Ramalho wrote:

> Eu nunca ouvi falar de 3 ou 5. Pelo PEP-8 (já citado), deve ser 4. Eu
> sempre uso 4 quando estou num editor.
>
> No console interativo uso 2, para facilitar.

No console eu uso 1 tab ou 1 espaço, a não ser quando estou usando o bpython que faz endentação automatica :)

--
Leonardo Santagada
santagada at gmail.com

Re: Endentação/Indentação/Identação em Python.

Osvaldo Santana Neto-2
Meus pitacos...

Eu respeito as sugestões das PEPs 7 e 8 (exceto a que limita o tamanho
das linhas em 80 caracteres porque niguém mais imprime código em
impressora matricial :D).

Para garantir que outros desenvolvedores mantenham o styling guide eu
adiciono a linha:

#vim:ts=4:sw=4:et:ai:si

No fim dos arquivos que trabalho (ou nas primeiras linhas).

Sei que é possível fazer o mesmo com o emacs com uma linha:

# -*- encoding:utf-8;outras-configs; -*-

(foi daí que saiu o comentário de configuração de encoding de arquivo).

Tem um plugin pro Textmate que faz interpreta as configurações do emacs.

É claro que só faço isso em projetos meus. Esse tipo de modificação
não costuma ser muito bem-vinda em projetos open-source (por conta do
grande número de editores usados em seu desenvolvimento).

Valeu,
Osvaldo

--
Sent from my mobile device

Osvaldo Santana Neto — Triveos Tecnologia <http://www.triveos.com.br/>
Phone: +55 41 9244-1646

Curso de Desenvolvimento Web com Python e
Django<http://www.ludeos.com.br/s/triveos-cursos-online> —
R$200,00 (12xR$19)

Re: Endentação/Indentação/Identação em Python.

Adriano Ogata
2010/8/2 Osvaldo Santana <[hidden email]>:
> Meus pitacos...
>
> Eu respeito as sugestões das PEPs 7 e 8 (exceto a que limita o tamanho
> das linhas em 80 caracteres porque niguém mais imprime código em
> impressora matricial :D).

Mas é prático para ter janelas uma ao lado da outra. :]
80 colunas ftw!

Og!

Re: Endentação/Indentação/Identação em Python.

Rodolpho Eckhardt-2
Sobre o style guide do Google (esse é o que uso na maior parte dos meus
códigos):

http://google-styleguide.googlecode.com/svn/trunk/pyguide.html

http://news.ycombinator.com/item?id=1311126

Sobre os 2 espaços ao invés de 4:

http://groups.google.com/group/django-developers/msg/f6a86d135fb2968f

---
Rodolpho Eckhardt
[hidden email]
+55 11 83709223

> [...]
> programador repentista || stand-up programmer
> Twitter: @luciano

Re: Endentação/Indentação/Identação em Python.

Adriano Melo [listas]
pode crer!

:vsplit do vim é uma maravilha.. sempre que dá eu deixo nesse limite de 80
caracteres.

--
Adriano Melo
adrianomelo.com

"If you don't want to be replaced by a computer, don't act like one."

Re: Endentação/Indentação/Identação em Python.

Adriano Melo [listas]
e em relação a "indentação" eu também uso 4 espaços sempre. Só não em
arquivos Makefile, que ai uso tab mesmo.

No vim existe um arquivo chamado ~/.vimrc que eu o deixo assim:

:set expandtab
:set shiftwidth=4
:set tabstop=4
:set number
:set autoindent
:set cindent
:syntax on

Talvez tenha redundâncias nessas opções mas o tab fica com 4 espaços, o
código colorido, com a numeração das linhas, e o vim detecta o tab
automaticamente em um bloco.

Esse lance é mesma ideia que Osvaldo falou, mas nesse caso eu não preciso
colocar no código. Serve para qualquer arquivo que seja editado no vim.

Em 2 de agosto de 2010 23:16, Adriano Melo [listas]
<[hidden email]>escreveu:

> [...]

"If you don't want to be replaced by a computer, don't act like one."

Re: Endentação/Indentação/Identação em Python.

Oi Adriano,

Mas a idéia de colocar no arquivo é justamente evitar que alguém que usa...

set sw=2
set ts=2

... no seu ~/.vimrc tenha que mudar essa configuração para editar o meu
arquivo e manter o estilo.

Valeu,
Osvaldo

PS. vsplit é útil só pra quem não tem 2 monitores como eu :P :D

Em 3 de agosto de 2010 00:24, Osvaldo Santana <[hidden email]>escreveu:

> [...]
>
> set sw=2
> set ts=2
>
> ... no seu ~/.vimrc tenha que mudar essa configuração para editar o meu

saquei a idéia...

Mas quando alguém não usa vim, já não dá certo colocar no arquivo...

Uma dúvida, essa notação de colocar no arquivo também funciona para o emacs?

O autoindent resolve parcialmente esse problema que tu falou. (:help
autoindent)

'autoindent' 'ai'       boolean (default off)
                            local to buffer
        *Copy indent from current line when starting a new line* (typing
<CR>
        in Insert mode or when using the "o" or "O" command).

> Valeu,
> Osvaldo
>
> PS. vsplit é útil só pra quem não tem 2 monitores como eu :P :D

kkkkkkkk :D

Um ao lado do outro?
Eu uso o note com um monitor de 19 em cima da tela dele (atrás).. eu prefiro
usar o vsplit só no monitor de 19 do que usar os dois para codificar...

12