Estudar Zope e Plone... Por onde começar?

Estudar Zope e Plone... Por onde começar?

Bruno Barbosa-2
Olá pessoal,

Atualmente estou estudando o framework web2py, entretanto tenho visto muitas
empresas utilizando Zope e Plone, e gostaria de conhecer e estudar um pouco
mais estes.
Entretanto não sei por onde começar...

DTML, Zope, Plone...

E também, quem tiver alguns bons links ou materiais para estudo será muito
bem vindo.

Att.

# ---------------------------------------
# Bruno Barbosa
# Seja livre - Use Linux!!!
# http://algoritmizando.com
# http://twitter.com/bruninbsb
# ---------------------------------------

Re: Estudar Zope e Plone... Por onde começar?

itacirpontobarra

Bruno, estou na mesma empreitada.

Zope é um framework ancião. Ao passar para a terceira versão muitas ferramentas montadas em cima da segunda se mantiveram sólidas e recebendo atualizações paralelas.

Zope3, pra evitar confusões, virou bluebream:
http://bluebream.zope.org/
O núcleo comum foi remasterizado como um toolkit:
http://docs.zope.org/zopetoolkit/

Em cima do ZTK vem montado o framework grok:
http://grok.zope.org/
E o servidor de aplicação plone4:
http://plone.org/

Estou tendo dificuldades pra achar documentação atualizada sobre bluebream, ou algo menos árido para ZTK.
Se achar, linkai!

Re: Estudar Zope e Plone... Por onde começar?

bitjesse

Nos links abaixo você tem um ponto de partida.

http://www.tchezope.org/

[],

--- Em [hidden email], Bruno Barbosa <bsbruno1@...> escreveu