Migração do ZoDB para Postgresql

Samuel Teixeira Santos
Olá pessoal tudo bom?

Me solicitaram tirar as seguintes dúvidas na lista(pois nao mexo com ZoDB ou
Plone):

"Precisa-se migrar 10 mil noticias de um Portal em Plone (que está usando o
banco ZODB) para migrar para um novo Portal cujo banco utilizado está em
PostgreSQL).

É possível? Como proceder?
Que ferramentas pode-se utilizar?
Algúem já fez?
"

Inicialmente fiz um pesquisa e passei pra estes colegas da empresa os
seguintes links:

http://odbcsock.sourceforge.net/index.html
http://www.zope.org/Members/haqa/XMLKit
http://www.zope.org/Members/zorton/zope_linux_to_mssqlserver

mas acho que eles precisam de mais orientações...

se alguém puder oferecer alguma ajuda, agradeço desde já

abraço a todos

Samuel

Re: Migração do ZoDB para Postgresql

Magno Junior
se são só 10.000 noticias não da pra fazer com um simples script de carga?

Em 8 de junho de 2011 12:38, Samuel Teixeira Santos
<[hidden email]>escreveu:

> [...]
>
> mas acho que eles precisam de mais orientações...
>
> se alguém puder oferecer alguma ajuda, agradeço desde já

é que o pessoal lá programa em Java.

Em 8 de junho de 2011 13:07, Magno Junior <[hidden email]> escreveu:

> se são só 10.000 noticias não da pra fazer com um simples script de carga?

Re: Migração do ZoDB para Postgresql

Leonardo Santagada
2011/6/8 Samuel Teixeira Santos <[hidden email]>:
> é que o pessoal lá programa em Java.

vão ter q aprender python, o minimo pra puxar esses dados e gravar no
outro banco. Chuto um dia de trabalho.

Leonardo Santagada

Re: Migração do ZoDB para Postgresql

Samuel Teixeira Santos
eu justifique mas se esta for a única alternativa
poderia passar pelo menos um link sobre como proceder...
para que eu passe para eles tentarem lá?

Em 8 de junho de 2011 13:23, Samuel Teixeira Santos
<[hidden email]>escreveu:

> [...]
>
> Em 8 de junho de 2011 13:07, Magno Junior <[hidden email]> escreveu:
>
> se são só 10.000 noticias não da pra fazer com um simples script de carga?

mas onde é possível tirar detalhes? por exemplo: o zodb é arquivo como
sqlite e aí eu posso fazer algo como um introspectdb (como no django)
usandbo alguma biblioteca por exemplo?

qual pacote? qual link para referencia?

se possível claro...

Em 8 de junho de 2011 13:45, Leonardo Santagada <[hidden email]>escreveu:

> vão ter q aprender python, o minimo pra puxar esses dados e gravar no
> [...]

eu estava lendo aqui...

basicamente entao seria pegar o *.fs (que é o zodb) do portal antigo e
fazer um script que se conecte ao banco
recupere as informações
e posso usar por exemplo o django para gravar no postgresql

só isso mesmo?

me guiei por estes links para falar...:

http://www.zope.org/Documentation/Articles/ZODB1
http://www.ibm.com/developerworks/aix/library/au-zodb/

este último vai servir para visualizar os dados e conferência...

http://code.activestate.com/recipes/409012-a-simple-zodb-viewer-in-wxpython/

Em 8 de junho de 2011 14:17, Samuel Teixeira Santos
<[hidden email]>escreveu:

> mas onde é possível tirar detalhes? por exemplo: o zodb é arquivo como
> sqlite e aí eu posso fazer algo como um introspectdb (como no django)
> [...]

@maltzsama
vc nem precisa necessariamente usar o django pra jogar as informações no
banco do PostgreSQL basta usar o dirve de conexao python para postgresql.
tem pelo menos uns 3. pypostgre acho que é um deles.
SQLAlchemy tbm tem um suporte ao postgresql

http://vermeulen.ca/python-database.html
http://www.informit.com/articles/article.aspx?p=23413

dá uma olhada ae.

Demetrius Albuquerque
Linux & SO www.maltzsama.blogspot.com
<http://www.estacaodorock.com>

Em 8 de junho de 2011 15:17, Samuel Teixeira Santos
<[hidden email]>escreveu:

> [...]
> http://www.ibm.com/developerworks/aix/library/au-zodb/
>

> este último vai servir para visualizar os dados e conferência...

como o psycopg2 né?

mas então é isso: acessa o zodb (*.fs) do portal

e a partir dos dicionarios que de lá recupero
vou salvando no postgresql via driver de conexao ou o django (que é mais
legal)?

só estes links que voce me passou e os que postei são suficientes para fazer
uma migração indolor (dependendo de como está o zodbd no plone né)?

e obrigado Demetrius

Em 8 de junho de 2011 15:25, demetrius albuquerque <[hidden email]>escreveu:

> [...]
> tem pelo menos uns 3. pypostgre acho que é um deles.
> SQLAlchemy tbm tem um suporte ao postgresql

migração indolor não é migração,
é só cntrl - c + cntrl -v

Em 8 de junho de 2011 15:32, Samuel Teixeira Santos
<[hidden email]>escreveu:

> [...]
>
> e obrigado Demetrius
>
> Em 8 de junho de 2011 15:25, demetrius albuquerque <[hidden email]

[off-topic] Descordo absolutamente disso. Se a migração for bem planejada e
executada ela não deve causar dor.

Em 8 de junho de 2011 16:31, Magno Junior <[hidden email]> escreveu:

> migração indolor não é migração,
> [...]

Foi só uma brincadeira, mas pessoalmente nunca vi uma indolor.

Infelizmente geralmente elas acontecem sem planejamento, de ultima hora por
determinação de um diretor ou de alguém da alta administração que não quer
nem saber como vai ser feito, só quer ver o resultado.

Em 8 de junho de 2011 16:47, demetrius albuquerque <[hidden email]>escreveu:

> [off-topic] Descordo absolutamente disso. Se a migração for bem planejada e
> [...]

Contrate alguem que entende de Zope ou Plone para ajudar. Em poucas
horas ele sera capaz de gerar um template XML para ser renderizado
pelo Zope, que os javeriros deverão ser capazes de consumir via HTTP.
Tentar acessar o ZODB diretamente como se fosse um arquivo ou um banco
de dados relacional é simplesmente errado e inviável.

Conselho de quem trabalhou 10 anos com Zope.

[ ]s
Luciano

PS. Perdao pelo top-post. Hoje foi um dia looooongo.

programador repentista || stand-up programmer
Twitter: @luciano

Re: Migração do ZoDB para Postgresql

Samuel Teixeira Santos
Obrigado Luciano e aos demais colegas pelas dicas.

grande abraço

Em 9 de junho de 2011 00:02, Luciano Ramalho <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> >

> --
> Luciano Ramalho
> programador repentista || stand-up programmer

Olá Luciano,
Não é possível somente exoportar os dados em um arquivo CSV ou mesmo .xls?
(pergunto pois conheço quase nada ou nada do zope )

mas se for possível. acho que assim seria mais fácil. Depois seria só fazer
um script em pl mesmo para dar carga.

2011/6/9 Magno Junior <[hidden email]>:
> Não é possível somente exoportar os dados em um arquivo CSV ou mesmo .xls?
> (pergunto pois conheço quase nada ou nada do zope )

Claro que é possível, e em princípio e até bem simples, para quem sabe
como o Zope funciona e como escrever um script Python que rode
"dentro" de uma instância de Zope.

> mas se for possível. acho que assim seria mais fácil. Depois seria só fazer
> um script em pl mesmo para dar carga.

Sim, carregar no PostgreSQL não será o problema, o problema é extrair
os dados do ZODB, e para isso o mais simples é um script rodando sobre
o Zope, o que é fácil de fazer para quem sabe o básico de Zope, mas
saber o básico de Zope leva mais que algumas poucas horas.

[ ]s
Luciano