MySQL e PostgreSQL

Rodrigo Lang
Boa tarde galera!

Estou com uma dúvida meio boba, dei uma pesquisada e não achei nada sobre o
assunto. Na verdade não é uma dúvida em si, mas sim uma questão de boas
práticas!

Estou criando uma aplicação de deverá se conectar com um banco de dados,
que inicialmente poderá ser MySQL ou PostgreSQL.

Minha idéia: Eu imaginei fazer com o arquivo de configuração onde terá uma
opção se o banco de dados é mysql ou postgres e no momento de instanciar a
classe de conexão ele verifica qual a opção e faz a leitura do arquivo de
configuração do banco indicado e retorna a conexão com o banco correto.

Minha dúvida: Essa é a melhor forma de fazer esse procedimento? Se não,
alguma sugestão?

Desculpem se a pergunta é meio boba, mas não sou nenhum desenvolvedor
extremamente experiente! ;)

Agradeço antecipadamente quaisquer sugestões!

Obg,

--
Rodrigo Lang
http://openingyourmind.wordpress.com/