{OFFTOPIC] Oracle amplia processo contra o google no caso java. Oportunidade para o python?

{OFFTOPIC] Oracle amplia processo contra o google no caso java. Oportunidade para o python?

George Ribeiro
Bom dia pessoal, de acordo com essa[1] matéria a Oracle ampliou o processo
contra o Google sobre o java para a plataforma android. Aí eu pergunto:

1) Se o java é opensource, como a Oracle pode processar o Google pelo uso?

2) Será que com esse processo o google não se anima para fazer uma versão do
android em outra linguagem? como python?
ou go, por exemplo?

3) Qual o impedimento real de se desenvolver uma plataforma completa como o
andoid em python? falta de compilador
JIT?

[1]:
http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/10/28/oracle-amplia-processo-contra-google-no-caso-java/

--
George Ribeiro

Re: {OFFTOPIC] Oracle amplia processo contra o google no caso java. Oportunidade para o python?

Anderson Cardoso-2
"3) Qual o impedimento real de se desenvolver uma plataforma completa como o
andoid em python? falta de compilador
JIT?"

eu creio que um problema seria $, já que vc já tem algo bom e bem
desnvolvido, ter que recomeçar do zero usando outra tecnologia nao eh
simples assim.
Eu realmente prefirira python ou go. Mas não acho q a plataforma android
seria transposta para essas tão cedo (se jamais for feito)

--
Anderson Pierre Cardoso
Computer Engineer - University of Sao Paulo

[gtalk]: [hidden email]
[blog]: http://anderson-hacklife.blogspot.com/

"FreeSoftware -> free as in freedom"  |  mande-me documentos em formatos
livres (ODF) -> http://www.infowester.com/odf.php

Re: {OFFTOPIC] Oracle amplia processo contra o google no caso java. Oportunidade para o python?

Rael Max
http://www.gnu.org/philosophy/java-trap.html

Java Trap! hehe

Em 29 de outubro de 2010 12:54, Anderson Cardoso
<[hidden email]>escreveu:

> [...]
> [blog]: http://anderson-hacklife.blogspot.com/
>
> "FreeSoftware -> free as in freedom" | mande-me documentos em formatos

Desenvolvedor Web.
<contato *at* raelmax.info>

,-----------------------------------------------------------.
| Antes de enviar um e-mail para o grupo leia:              |
| http://www.pythonbrasil.com.br/moin.cgi/AntesDePerguntar  |
| E se você é usuário do BOL lembre-se de cadastrar o       |
| e-mail do grupo na lista branca do seu sistema anti-spam. |
`-----------------------------------------------------------´Links do Yahoo! Grupos

Re: {OFFTOPIC] Oracle amplia processo contra o google no caso java. Oportunidade para o python?

George Ribeiro
Obrigado pelas respostas pessoal. Espero mesmo que o google ganha essa
disputa pela comunidade opensource. Não pode colocar como opensource,
angariar idéias e depois tomar de volta não, isso é absurdo. Temo que isso
aconteça com o ironpython e o ironruby agora que a microsoft liberou a
poucos dias.
Ah, e Richard Stallman previu isso como o Rael lembrou bem, e olha só essa
também:
http://www.gnu.org/philosophy/javascript-trap.html

2010/10/29 George Ribeiro <[hidden email]>:
> 2) Será que com esse processo o google não se anima para fazer uma versão do
> android em outra linguagem? como python?
> ou go, por exemplo?

Eu estive no Google Developer Day em São Paulo dia 29/10 e ninguém do
Google falou nada oficial sobre isso, mas eu achei que estava
implícito em algumas palestras e conversas informais de corredor com
googlers que o Google está sim pisando no acelerador do suporte a
outras linguagens sobre a VM Dalvik do Android. Sabe como é "não
podemos comentar sobre projetos que eventualmente estejam em
desenvolvimento", mas faz todo o sentido.

Um processo muito parecido com este levou a Microsoft a abandonar o
Java para sempre, e criar o .Net e C# que, dizem por aí, é uma
linguagem bem melhor que Java.

programador repentista || stand-up programmer
Twitter: @luciano

Re: {OFFTOPIC] Oracle amplia processo contra o google no caso java. Oportunidade para o python?

bitjesse
Eu não vejo o Google como o mocinho dessa história.

O Google mais suga da comunidade opensource, e dá uma de bom samaritano.

E o java deixou de ser armadilha desde o lançamento do OpenJDK ( a própria FSF já reconheceu isso).

Re: Re: {OFFTOPIC] Oracle amplia processo contra o google no caso java. Oportunidade para o python?

Bernardo Barros
Mas o gnash e o openJDK ainda não são equivalentes ao flash e ao sun-java.
Mas teoricamente é uma questão de tempo.

Em 30 de outubro de 2010 11:17, bitjesse <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> FSF já reconheceu isso).

Re: Re: {OFFTOPIC] Oracle amplia processo contra o google no caso java. Oportunidade para o python?

Joao S. O. Bueno
2010/10/30 bitjesse <[hidden email]>:
> [...]
>
> E o java deixou de ser armadilha desde o lançamento do OpenJDK ( a própria FSF já reconheceu isso).
AHã Claudia,

"suga da comunidade Open source" -- Com projetos como Summer of Code,
que possibilita a centenas de projetos terem desenvolvedores pagos,
que normalmente não tem. Hoje mesmo, fui olhar o site do OpenShot --
editor de vídeo para Linux, feito em Python, aliás -- Temlá um prêmio
de melhor editor de vídeo para Linux -- Quanto eles arrecadaram na
campanha de doação? "327.00 dolares". O Summer of Code do Google dá
multipla bolsas de $5000.00 dólares  - na forma "no questions asked"
- quem escolhe o que deve ser feito durante o projeto, e diz se
atarefa foi cumprida ou não são as próprias comundidades de cada
projeto - o Google só faz é prover um sistema para controlar o
andamento dos projetos, e mandar o dinheiro. (E sse sistema é ele
mesmo Livre)

Diz uma coisa, bitjesse, você participa de algum porjeto de Software
Livre em que os desenvolvedores se quiemxam de estarem sendo "sugados"
pelo Google?
A premissa de um porjeto de software livre é que qualquer um possa
usar o mesmo. - Existem divergências entre as licenças - mas todas
concordam que o Uso do Software Livre é permitido - e essa é a
gratificação dos desenvolvedores.

E ele foi usar os projetos relacionados a Java, justamene baseado
nessa licença -e  ai o que acontece, o java não é tão Open assim -
Surpresa!! E "OpenJDK" tnão vai adiantar nada enquanto o ataque da
Orcle for baseado em patentes de software - Patentes restringem a
implementaçãod e idéias, não import aa origem de seu código..

Então -- opode até ser que o Google não seja o  "mocinho dessa
história" - como você diz, é verdade -- mas o buraco seria mais
embaixo. A sua argumentação não se correlaciona com a realidade. Você
teria que ler as acusações e mostrar que o Google infrigiu de
propósito as patentes de softwraeemq uestão, com o itnento de causar
danos ao conjutno de  "propriedades intelectuais" do eco-sistema Java.
- O que não parece o caso, uma vez que ao usar Java como linguagem ai
ele só estaria fortalecendo a linguagem ainda mais.

  js
 -><-