[OffTopic] Oracle processa Google por causa do Android

[OffTopic] Oracle processa Google por causa do Android

LeandroTiger
Colegas,

   Sei que o assunto é OffTopic, mas como antes de mais nada eu respeito muito a opinião do pessoal aqui da lista...
   Ao ver essa noticia hoje: http://meiobit.com/71799/oracle-processa-google-por-causa-de-android-e-java/ eu fiquei com uma baita pulga atrás da orelha, aliás, pulga que já tenho há um bom tempo:

   Se o Android é Linux, por que não podemos utilizar o Python "nativamente" (como usamos num Debian da vida por exemplo) para desenvolver nossas Apps ? por que precisamos utilizar o Java para programar para Android ? Nada contra o JME, mas como sou fã e já desenvolvo alguma coisa para Mobile em python (PythonCE e PocketPyGui) ainda não me caiu a ficha... e confesso que a primeira vez que ouvi falar do Android e que ele era um Linux na verdade eu pensei: Oba !, vou programar em python para smartphones.

Um abraço,
Leandro.

Re: [OffTopic] Oracle processa Google por causa do Android

Evaldo Junior
Concordo com você Leandro.

Para mim o Android deveria ter como principal linguagem o Python, depois até
teria Java e outras mais, mas o interessante mesmo é o Python. Eu pensei o
mesmo que você quando vi o Android pela primeira vez "Oba vou programar em
Python!".

Abraços

--
Evaldo Junior
CaSoft Tecnologia e Desenvolvimento

,-----------------------------------------------------------.
| Antes de enviar um e-mail para o grupo leia:              |
| http://www.pythonbrasil.com.br/moin.cgi/AntesDePerguntar  |
| E se você é usuário do BOL lembre-se de cadastrar o       |
| e-mail do grupo na lista branca do seu sistema anti-spam. |
`-----------------------------------------------------------´Links do Yahoo! Grupos

Re: [OffTopic] Oracle processa Google por causa do Android

Felipe Zorzo
Em 13 de agosto de 2010 14:25, leandroseverino <[hidden email]>escreveu:

>   Se o Android é Linux, por que não podemos utilizar o Python
> "nativamente" (como usamos num Debian da vida por exemplo) para desenvolver
> nossas Apps ?

Mas quem disse que você não pode? :P Numa busca no Google por "Python on
Android", você chega fácil fácil ao ASE (Android Scripting Environment) [1].
Tem até um exemplo aqui [2] de um scanner de código de barras (em 6
linhas!).

[1] http://code.google.com/p/android-scripting/
[2] http://www.mattcutts.com/blog/android-barcode-scanner/

--
Felipe Bernardo Zorzo

Re: [OffTopic] Oracle processa Google por causa do Android

LeandroTiger
Felipe,

> [...]
> Android", você chega fácil fácil ao ASE (Android Scripting Environment) [1].
> Tem até um exemplo aqui [2] de um scanner de código de barras (em 6

  Mas esse ASE não seria um suporte da JVM do Android para rodar Scripts de outras linguagens ? algo como é hoje com o Jython e o JRuby ?
  E outra coisa, será que da para criar aplicações gráficas nele ? (qdo digo aplicações gráficas quero dizer telas, por exemplo um cadastro de produtos por exemplo).

  Lá no Windows Mobile eu instalo um .cab e tenho PythonCE instalado, eu executo um setup.py e tenho o PocketPyGui instalado dai é só desenvolver o teu arquivo(s) .py extendendo as classes do PocketPyGui para desenvolver o teu sisteminha. No Android te confesso que não tenho idéia de como seria fazer um sisteminha básico de cadastro, mas vou dar uma olhada com calma nesse ASE.

Um abraço,
Leandro.

Re: Re: [OffTopic] Oracle processa Google por causa do Android

Daniel Hartmann
Logo pensei em Python quando vi essa notícia!

Já pesquisei sobre uma forma de programar pra Android nativamente usando
Python,
mas tudo leva ao ASE - que hoje mudou de nome pra SL4A.

Me parece que pra rodar os aplicativos Python no Android, o usuário iria
precisar ter instalado esse SL4A.
Não sei se há uma forma de empacotar isso e, consequentemente, poder
disponibilizar no Android Market.
Também não sei o quanto da API do Android está disponível pra Python.

Enfim, se alguém souber, já tiver feito alguma coisa nesse sentido,
compartilha aí..

Abraço,
Daniel

-- d· ·h ·  · ·

Re: [OffTopic] Oracle processa Google por causa do Android

Tomas Schertel
Eu acredito que todo mundo pensou que poderia programar livremente em
qualquer linguagem suportada pelo Linux.
Infelizmente não aconteceu assim.

--
Tomás A. Schertel
Linux Registered User #304838

2010/8/13 Evaldo Junior <[hidden email]>

> [...]
> Yahoo! Grupos

Re: [OffTopic] Oracle processa Google por causa do Android

Douglas Drumond
O Android, apesar de ser Linux, é um pouco modificado para se adaptar
melhor ao hardware. E, por falar em hardware, esse é justamente o
motivo p ter uma máquina virtual. Assim, o mesmo app pode rodar no
Nexus One, no Motorola Milestone ou num outro telefone qualquer (com
Android, obviamente). Além disso, apesar da linguagem (em termos de
sintaxe e semântica) ser Java, não é
o mesmo JME da Sun, nem o mesmo JDK. As bibliotecas são diferentes e a
máquina virtual também não é a JVM, é Dalvik, que foi
otimizada p/ smartphones.

Também é possível programar nativamente no Android, perdendo um pouco
dessa facilidade, usando Android NDK [1].

E, o mais importante p/ gente (e p/ não ficar totalmente off-topic):
como não tem que seguir políticas de outra empresa (ex: a Apple não
permite um programa que rode outros programas, ou seja, nada de
colocar um interpretador na App Store), nada impede que
se porte um interpretador Python para Android. Com isso temos o
Android Scripting Environment [2].

--
Douglas Drumond

[1] http://developer.android.com/sdk/ndk/index.html
[2] http://code.google.com/p/android-scripting/

2010/8/13 Tomás Acauan Schertel <[hidden email]>:

> [...]
> `-----------------------------------------------------------´Links do Yahoo! Grupos

Re: [OffTopic] Oracle processa Google por causa do Android

Alvaro Figueiredo
Em Sexta 13 Ago 2010, leandroseverino escreveu:

> [...]
> primeira vez que ouvi falar do Android e que ele era um Linux na
> verdade eu pensei: Oba !, vou programar em python para

Oi, Leandro.

Pelo que entendi, o Android é Linux mas não chega a ser uma
distribuição GNU/Linux, com pacotes e ferramentas típicas. Ele
emprega o kernel do Linux em um ambiente diferente daquele ao qual
estamos acostumados.

--
Alvaro Figueiredo
[hidden email]

One of my most productive days was throwing away 1000 lines of
code. - Ken Thompson

Re: [OffTopic] Oracle processa Google por causa do Android

Carlos Ribeiro
2010/8/13 Alvaro Figueiredo <[hidden email]>

> [...]
> distribuição GNU/Linux, com pacotes e ferramentas típicas. Ele
> emprega o kernel do Linux em um ambiente diferente daquele ao qual

É preciso ter em mente que um celular é completamente diferente de um
computador. Mesmo tendo CPU e memória a arquitetura e os requisitos
operacionais sao MUITO diferentes. É um ambiente real time com restrições de
consumo e dissipação de calor. Não dá para querer transportar tudo
igualzinho, a bateria nao ia durar nada, as chamadas iam cair, a qualidade
da voz ia variar, o risco de furto de informação é bem crítico (escuta de
telefones, rastreamento de chamadas, de posição), etc., e é preciso entender
que isso impõe limitações. Com o tempo acho que muitas dessas coisas vão
mudando, as ferramentas vão amadurecer.

--
Carlos Ribeiro
Consultoria em Projetos

Re: [OffTopic] Oracle processa Google por causa do Android

Narcélio Filho
> Se o Android é Linux, por que não podemos utilizar o Python
> "nativamente" (como usamos num Debian da vida por exemplo) para
> desenvolver nossas Apps ?

  Android NÃO é Linux, assim como Ubuntu NÃO é Linux. Android, Ubuntu,
Gentoo e Suse são Sistemas Operacionais que utilizam um núcleo em comum,
o Linux.

  O Android usa o Linux para acessar o hardware e logo acima usa uma
máquina virtual Java, a Dalvik (não é a JME, por isso estão processando
o Google).

  Imagino que seja possível, em teoria e com gambiarra, instalar a VM do
Python "ao lado" da Dalvik. Seria complicado, já que o Android não segue
padrões de sistema de arquivos de nenhum outro sistema. Aí daria pra
rodar aplicações em Python "nativamente" (espero ter colocado as aspas
para dar o mesmo significado metafórico que você!) `;^)

> por que precisamos utilizar o Java para programar para Android ?

  Porque os engenheiros do Android ainda vivem nos anos 90. `:^P

> pensei: Oba !, vou programar em python para smartphones.

  Parece que é possível com o tal do ASE. Mas duvido que seja a mesma
coisa que fazer uma aplicação para o N900 da Nokia, por exemplo. Ele tem
Maemo (Debian) e as aplicações são simples pacotes .deb. E tudo funciona
muito bem.

[]s, Narcélio

Re: [OffTopic] Oracle processa Google por causa do Android

LeandroTiger
Narcélio,

> [...]
> rodar aplicações em Python "nativamente" (espero ter colocado as aspas
> para dar o mesmo significado metafórico que você!) `;^)

  Certo, inclusive nas pesquisas que estou fazendo sobre isto, tem um link (que não estou encontrando aqui agora) que um cara conseguiu instalar o Python 2.4 no Android.

>   Porque os engenheiros do Android ainda vivem nos anos 90. `:^P

  Concordo plenamente contigo.

> [...]
> coisa que fazer uma aplicação para o N900 da Nokia, por exemplo. Ele tem
> Maemo (Debian) e as aplicações são simples pacotes .deb. E tudo funciona

   Estou estudando o ASE e realmente parece promissor, mas como tu disse com certeza não é a mesma coisa (ainda) do que desenvolver para o N900, aliás que baita smartphone né !, o bichinho parece um mini-pc na de mão, quem conhece um ao vivo e a cores se impressiona.

A todos os colegas só tenho a agradecer pelo excelente nível técnico da discussão.

Muito obrigado,
Leandro.

Re: [OffTopic] Oracle processa Google por causa do Android

Jose Jr

--- Em [hidden email], "leandroseverino" <lseverino@...> escreveu

> [...]
>
> A todos os colegas só tenho a agradecer pelo excelente nível técnico da discussão.

Pode se construir uma VM do Python em cima das bibliotecas C do sistema operacional Android. Um projeto bem complicado e se alguém conseguir fazer, pode até vender!
Atualmente, os bytecodes da JVM são bem explorados em diversas implementações, e com isso, temos cada vez mais JVM mais otimizadas!
Já usei o Jython, e a conclusão que tenho é que as implementações do bytecode Python existentes são lentas! Se existissem implementações da máquina virtual do Python bem otimizadas, o Python faria mais sucesso e obrigatoriamente, a Google teria uma máquina virtual do Python e não do Java.

Pois o fato de existerem diversas implementações da JVM, o Know-how para construções de JVM é grande em relação ao Python.

Creio que a decisão do Google é investir numa tecnologia (leia-se Java) que tem um base maior de desenvolvedores e uso comercial.

Re: [OffTopic] Oracle processa Google por causa do Android

Tomas Schertel
Essa não seria uma ótima oportunidade para o grupo que controla o Android
mudar a visão 90`tista e modernizar a plataforma?
Quem sabe mudar de java pra outra cousa.

--

[...]

Eduardo Willians
Vou sintetizar o que foi dito até agora:

-- Caramba, Google! Vê se adota Python de uma vez como padrão no Android!