Orientação a Objetos em Python, aula aberta HOJE em SP

12

Orientação a Objetos em Python, aula aberta HOJE em SP

Luciano Ramalho
Hoje à noite, de 20h âs 22h30 no Garoa Hacker Clube em São Paulo [1]
apresentarei a minha aula favorita de Python, "OO em Python".

[1] http://garoa.net.br/wiki/Garoa_Hacker_Clube:Sede

O objetivo desta aula é apresentar o essencial de como se usa
orientação a objetos em Python, especialmente para aqueles que
aprenderam OO em outras linguagens e por isso talvez não aproveitem da
melhor forma as facilidades que Python oferece mas que não existem ou
são diferentes nessas outras linguagens. Facilidades como:

- polimormismo (toda lingagem OO faz, mas as dinâmicas levam às
últimas consequencias)
- sobrecarga de operadores (sim, é possível usar bem para fazer
programas mais claros)
- herança múltipla (não é coisa do demônio)
- controle de atributos via properties e descritores (quem falou que
em Python não em encapsulamento?)
- atributos virtuais (similar ao methodmissing do Ruby, porém mais genérico)

e até, se der tempo...

- metaclasses (porque afinal, toda classe é uma instância!)

Como todas as atividades do Garoa Hacker Clube, esta é aberta e
gratuita. Basta chegar e sentar.

Não é preciso se inscrever.

[ ]s
Luciano

PS. A atividade não será gravada e/ou transmitda pela internet ao
menos que algum voluntário grave e/ou transmita pela Internet.

programador repentista || stand-up programmer
Twitter: @luciano

Re: Orientação a Objetos em Python, aula aberta HOJE em SP

Mario Augusto Mania
Caro Luciano

Venho por meio desta, solicitar encarecidamente, hehehehhe, deixa eu parar
de enrolar :)
Luciano, não rola um streamer? Justin.TV, youtube,
<coloque-aqui-seu-servico-de-streamer-favorito>?
Ou até mesmo uma gravação, nem que seja com camera digital mesmo ou celular,
para posterior publicacao? Ofereço espaço e banda em um vhost se for o caso,
para disponibilizar o material.
To ateh pensando em registrar: pythonvideos.com.br :)

m3

2011/3/30 Mario Augusto Mania <[hidden email]>:
> [...]
> para disponibilizar o material.
> To ateh pensando em registrar: pythonvideos.com.br :)

O Mario, grato pelo seu interesse.

Está nos meus planos aprender um jeito prático para gravar este tipo
de coisa de forma com uma qualidade aceitável. Mas como ainda não
aprendi nem tenho o equipamento necessário, depende de alguém fazer.

programador repentista || stand-up programmer
Twitter: @luciano

Re: Orientação a Objetos em Python, aula aberta HOJE em SP

flit-3
Aproveitando.

Se tiveres slides, divulgue os slides.
Nao eh nem 20% do que ir pessoalmente.
Mas os slides ja podem ajudar muito.

Claro ponha seu nome, licenca de copyright, grupo etc.
Divulgue.

[]s

Carlos Henrique Cano

2011/3/30 Luciano Ramalho <[hidden email]>

> [...]
> programador repentista || stand-up programmer
> Twitter: @luciano

Re: Orientação a Objetos em Python, aula aberta HOJE em SP

Rodrigo Ferreira de Souza-2
Se não me engano o programa
pyvnc2swf<http://www.unixuser.org/%7Eeuske/vnc2swf/pyvnc2swf.html>grava
o audio do desktop.. se ligar o microfone no micro da para fazer
screencast tranquilo nele

2011/3/30 flit <[hidden email]>

> [...]
>
> []s
>
> Carlos Henrique Cano

Re: Orientação a Objetos em Python, aula aberta HOJE em SP

Leandro-14
Luciano, obrigado pelo convite, mas eu queria pedir que quando fosse
assim, você marcasse com uma semana de antecedencia.. eu gostaria
muito de ir a aula, mas já tenho compromisso agendado pra hoje, se
marcasse semana passada dava pra remarcar :(

PS: É uma pena pois o endereço da Garoa Hacker é super perto do meu
trabalho (que também fica perto do metro marechal)

Grande Abraço

2011/3/30 flit <[hidden email]>:

> [...]
>
> []s
>
> Carlos Henrique Cano

Re: Orientação a Objetos em Python, aula aberta HOJE em SP

victorjabur

Só uma dúvida.

Vai ter espaço físico para todo mundo ? Estava olhando as fotos e a sala é bem pequena.

Abraços,
Victor

--- Em [hidden email], Leandro <leandropincini+pythonbrasil@...> escreveu

> [...]
> trabalho (que também fica perto do metro marechal)
>

> Grande Abraço

Re: Orientação a Objetos em Python, aula aberta HOJE em SP

Arthur-66
Gostaria de ir mas tenho aula, alguém que vai poderia levar equipamento pra
gravar se possível não?
Abraços!

Até mais!
Ass.: Arthur Julião
"Quero que a estrada venha sempre até você e que o vento esteja sempre a seu
favor, quero que haja sempre uma cerveja em sua mão e que esteja ao seu lado
seu grande amor." (Tempo Ruim - A Arte do Insulto - Matanza)

Re: Orientação a Objetos em Python, aula aberta HOJE em SP

Marco André Lopes Mendes
2011/3/30 Luciano Ramalho <[hidden email]>

> Hoje à noite, de 20h âs 22h30 no Garoa Hacker Clube em São Paulo [1]
> apresentarei a minha aula favorita de Python, "OO em Python".

Aproveitando o assunto quero uma opnião de vocês sobre livros para servirem
de base no estudo de Orientação a Objetos e Padrões de Projetos em cursos de
graduação.

Temos um curso de Bacharelado em Sistemas de Informação aqui no Instituto
Federal Catarinense, onde sou professor. Estamos utilizando Python em
Programação 1 (nossa disciplina inicial de lógica de programação) e
pretendemos estudar a possibilidade de extender o uso de Python para as
disciplinas de POO 1 (Orientação a Objetos) e POO 2 (Padrões de Projetos).
Bons livros que teóricos, que utilizem Python ou mesmo outras linguagens
(p.e. Java) nos interessam.

Um abraço

--
Marco André
[hidden email]

Re: Orientação a Objetos em Python, aula aberta HOJE em SP

Marcel Caraciolo
Opa Marco,

Tenho um contato que pode te ajudar que está usando Python em suas
disciplinas, especialmente Orientação a Objetos.  O prof Wilson Rosa da
Universidade Federal Rural de Pernambuco. Te passarei o contato via e-mail
direto, ok ?

Boa iniciativa!

Abs,

Marcel

2011/3/30 Marco André Lopes Mendes <[hidden email]>

> [...]
> Bons livros que teóricos, que utilizem Python ou mesmo outras linguagens

Marcel Pinheiro Caraciolo
M.S.C. Candidate at CIN/UFPE
   http://www.mobideia.com
   http://aimotion.blogspot.com/

Re: Orientação a Objetos em Python, aula aberta HOJE em SP

Arthur-66
Marco, qial a bibliografia recomendada pra seus alunos?

2011/3/31 Arthur <[hidden email]>

> Marco, qial a bibliografia recomendada pra seus alunos?

As ementas atuais das 2 disciplinas, incluindo referências bibliográficas,
são as seguintes:

 *Programação Orientada a Objetos I *

 Modelagem conceitual: Abstração X Representação. O Modelo de Objetos:
Classes e Objetos, Comunicação por troca de mensagens. Herança e
Polimorfismo.

 *Bibliografia Básica *

   -

   BARNES, D. J., KÖLLING, M. Programação orientada a objetos com Java: Uma
   introdução prática usando o BlueJ. 4 ed. São Paulo: Pearson, 2010.
   -

   MCLAUGHLIN, B., POLLICE, G., WEST, D. Use a Cabeça Análise & Projeto
   Orientado ao Objeto. São Paulo: Alta Books, 2007.
   -

   LUTZ, M. L., ASCHER, D. Aprendendo Python. 2 ed. Porto Alegre: Bookman,
   2007.

 *Bibliografia Complementar *

   -

   HORSTMANN, C. Padrões de Projeto Orientados a Objetos. 2 ed. Porto
   Alegre: Bookman, 2007.
   -

   HORSTMANN, C. Conceitos de Computação com Java. 5 ed. Porto Alegre:
   Bookman, 2009.
   -

   BRAUDE, E. Projeto de Software. Porto Alegre: Bookman, 2005.
   -

   WAZLAWICK, R. S. Análise e projeto de sistemas de informação orientados a
   objetos. 2A ed. São Paulo: Campus.

  *Programação Orientada a Objetos II *

 Implementação de pequenos projetos com programação orientada a objetos.
Sistemas de Tipo; Sistemas de Tratamento de Exceções. Utilização de padrões
em projetos de software.

 *Bibliografia Básica *

   -

   CLAUGHLIN, P.; WEST. Use a Cabeça Análise & Projeto Orientado ao Objeto.
   São Paulo: Alta Books, 2007.
   -

   HORSTMANN, C. Padrões de Projeto Orientados a Objetos. 2 ed. Porto
   Alegre: Bookman, 2007.
   -

   FREEMAN, E.; FREEMAN, E. Use a Cabeça Padrões de Projetos. 2 ed. São
   Paulo: Alta Books, 2007.

 *Bibliografia Complementar *

   -

   WAZLAWICK, R. S. Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a
   Objetos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
   -

   DEITEL. Java - Como Programar. 6 ed. São Paulo: Pearson, 2005. PILONE,
   D.; MILES, R. Use a Cabeça Desenvolvimento de Software. São Paulo: Alta
   Books, 2008.
   -

   BRAUDE, E. Projeto de Software. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Gostaria de sugestões de livros para as duas disciplinas.

Um abraço

--
Marco André
[hidden email]
http://www.google.com.br/profiles/marcoandre

Re: Orientação a Objetos em Python, aula aberta HOJE em SP

Arthur-66
Valeu Marco.

[...]

Em 31 de março de 2011 11:41, Marco André Lopes Mendes <[hidden email]
> [...]

> [hidden email]
> http://www.google.com.br/profiles/marcoandre

Re: Orientação a Objetos em Python, aula aberta HOJE em SP

Felipe Cruz
Antes tarde do que nunca :)

Minha sugestão é o livro DDD do Eric Evans.. Apesar de DDD não ser
orientação a objetos, é algo que te mostra o enorme valor do OO.

http://en.wikipedia.org/wiki/Domain-driven_design

http://www.amazon.com/Domain-Driven-Design-Tackling-Complexity-Software/dp/0321125215/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=1301666843&sr=8-2

Em 31 de março de 2011 13:27, Arthur <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> seu grande amor." (Tempo Ruim - A Arte do Insulto - Matanza)
>

> Em 31 de março de 2011 11:41, Marco André Lopes Mendes <

Tutorial de Python

Guido Carballo-Guerrero
Oi galera! Olha, estou facendo um tutorial de Python, este e o link:

http://web.me.com/charras/Python/Welcome.html

Estou bem no inicio, mas se alguém que me dar conselhos, criticar o que fiz ate agora, o pedir algum tutorial, fiquem a vontade.

Guido Carballo

Re: Tutorial de Python

Milho Python
Poxa, Guido: parabéns. Achei o material muito legal, bem feito, bem visual e
principalmente: bem compreensível! Espero que consiga manter a qualidade dos
posts.
Boa sorte!

Milho.py
[hidden email]

Em 3 de abril de 2011 00:41, Guido Carballo-Guerrero <[hidden email]>escreveu:

> [...]
>
> Estou bem no inicio, mas se alguém que me dar conselhos, criticar o que fiz
> ate agora, o pedir algum tutorial, fiquem a vontade.

Re: Tutorial de Python

Leonardo Santagada
Na parte da instalação no mac, porque alguém ia querer compilar o
python a mão? É só baixar o dmg no site do python se tu quiser um
python mais novo ou melhor ainda, só usar o python que já vem no mac
(2.6 no snow leopard e acho q 2.7 no lion).

On Sun, Apr 3, 2011 at 12:41 AM, Guido Carballo-Guerrero <[hidden email]> wrote:

> [...]
>
> Estou bem no inicio, mas se alguém que me dar conselhos, criticar o que fiz ate agora, o pedir algum tutorial, fiquem a vontade.

Leonardo Santagada

Re: Tutorial de Python

Wilson Roberto Vasques Nunes
Caro Guido, boa tarde!

Sugiro fortemente que você dê uma revisão na ortografia dos seus textos
antes de publicá-las. Isto pode prejudicar o bom trabalho que você pretende
elaborar.

Wilson.

> [...]

> Estou bem no inicio, mas se alguém que me dar conselhos, criticar o que fiz
> ate agora, o pedir algum tutorial, fiquem a vontade.

7718-7351

Re: Orientação a Objetos em Python, aula aberta HOJE em SP

Alberto Fabiano-2
<divagando>

Algum tempo atrás, numa lista, havia a discussão que cenários prospectivo,
análise de cenários e planejamento não combinam com a realidade da
cibercultura e dos hackerspaces (no sentido de espaços corporativos com uma
forte veia hacker e criativa)  eu discordei  mas cada vez mais vejo que isto
faz sentido!

Num texto a algum tempo li que o planejamento não pode cercear os insights
criativos, porém a manifestação hacker castiça é "insight criativo" aliado
ao domínio de algum assunto, então solicitar muito planejamento para um
clube hacker é algo até meio dissonante! :-P

</divagando>

Vamos lá, para saber das iniciativas do hackerspace é necessário entrar no
universo dele e  passar a orbitar o seu mundo, pois quem é sócio fundador e
associado tem dificuldade em acompanhar suas atividades, imagino quem está
de fora e quer participar de atividades pontuais. Por outro lado o espaço
físico é pequeno, então divulgar demais pode ser até complicado, então se
manter próximo é necessário por n razões e inclusive esta.

Garoa Hacker Clube: http://www.garoa.net.br

[&]s++;
--
@AlbertoFabiano

"""
  The best way to predict the future is to invent it ,  Alan Kay

""
/*  0x42 0x69 0x74 0x20 0x46 0x61 0x6e  */

2011/3/30 Leandro <[hidden email]>

> [...]
>
> PS: É uma pena pois o endereço da Garoa Hacker é super perto do meu
> trabalho (que também fica perto do metro marechal)

Res: Orientação a Objetos em Python, aula aberta HOJE em SP

jayme proni
Alberto Fabiano!

Você já morou em Santa Fé do Sul - SP e trabalhou na Digital Informática há um
bom tempo atras?

Enviadas: Domingo, 3 de Abril de 2011 20:04:04
Assunto: Re: [python-brasil] Orientação a Objetos em Python, aula aberta HOJE em
SP

12