[PYTHON] - Interface gráfica.

12

[PYTHON] - Interface gráfica.

Camila Araújo
Olá, pessoal...

Estou querendo saber de vocês alguma indicação para a parte de interface
gráfica em programação para python.
Eu não tenho conhecimento nenhum, ou seja, gostaria saber de algo bom e
fácil para quem tá começando.

Camila Maria Franco.

 [image: Google Talk:] [hidden email] [image: MSN:]
[hidden email]

 @Ca_milaMaria

Re: [PYTHON] - Interface gráfica.

Bugzilla from heldercro@gmail.com
Sugiro o PyQt, pois o Qt pe um biblioteca bem ampla, de fácil uso e possui
uma documentação muito bem feita.

Numa busca pela internet você irá achar diversos tutoriais e códigos.
*

Helder*
http://www.hccode.rg3.net/

Em 4 de outubro de 2010 19:01, Camila Araújo
<[hidden email]>escreveu:

> [...]
>
> [image: Google Talk:] [hidden email]<camilaraujofranco%40gmail.com>[image: MSN:]
> [hidden email] <k_milafranco%40hotmail.com>

,-----------------------------------------------------------.
| Antes de enviar um e-mail para o grupo leia:              |
| http://www.pythonbrasil.com.br/moin.cgi/AntesDePerguntar  |
| E se você é usuário do BOL lembre-se de cadastrar o       |
| e-mail do grupo na lista branca do seu sistema anti-spam. |
`-----------------------------------------------------------´Links do Yahoo! Grupos

2010/10/4 Camila Araújo <[hidden email]>:
> Estou querendo saber de vocês alguma indicação para a parte de interface
> gráfica em programação para python.
> Eu não tenho conhecimento nenhum, ou seja, gostaria saber de algo bom e
> fácil para quem tá começando.

O jeito mais fácil de programar interfaces gráficas em Python que eu
conheço é a biblioteca Eagle do Gustavo Barbieri, que tem até
documentação em português:

http://www.gustavobarbieri.com.br/eagle/docs/eagle-pt.html

Faz tempo que eu não a utilizo, mas quando eu usei (uns 4 anos atrás)
ela dependia do GTK, um toolkit gráfico originário do Linux que
funciona muito bem neste SO mas é um pouco chato de instalar no
Windows.

Para aplicações mais sofisticadas multiplataforma o Qt é a melhor
opção em minha opinião. Mas neste caso a melhor referência que eu
conheço é um livro em inglês "Rapid GUI Programming with Python and
Qt":

http://www.qtrac.eu/pyqtbook.html

Eu não trabalho mais com aplicações gráficas há muito tempo. 90% das
vagas atuais e futuras serão para programação para Web, pelo menos até
surgir algo melhor. Se você está começando a carreira, sugiro investir
em desenvolvimento Web e aprender Django ou web2py.

programador repentista || stand-up programmer
Twitter: @luciano

Re: [PYTHON] - Interface gráfica.

Samuel Teixeira Santos
se for ambiente windows, tem o monkey studio que é possível fazer aplicaçoes
estilo delphi básico usando o PyQT
eu to no tempo livre tentando mexer. fiz rodar uma janela básica com
textedit e botao, mas nao consegui vincular sinais e slots ainda e a
aplicação roda... hehehehe

voce tem que instalar o QT SDK q vem junto com o QTCreator
o Python, o PyQT
e o Monkey Studio

e lembrar-se de usar Template Projects pra achar as opções de PyQT

isto me ajudou um pouco...
http://code.google.com/p/monkeystudio/wiki/PythonProject

e tb o livro que o Luciano recomendou eu to dando uma olhada, uma pena que
ele nao usa ide nenhuma e faz tudo na mao...

abraço

Em 4 de outubro de 2010 20:30, Helder Cesar <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> | E se você é usuário do BOL lembre-se de cadastrar o       |
> | e-mail do grupo na lista branca do seu sistema anti-spam. |

Eu já ia pedi tutoriais disso, : ).
Se você tiver algum.

Em 4 de outubro de 2010 20:00, Helder Cesar <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> Yahoo! Grupos

Camila Maria Franco.

 [image: Google Talk:] [hidden email] [image: MSN:]

bitjesse
Você vai encontrar alguns tutoriais no wiki da Python Brasil [1], tem bastante coisa para iniciar por lá.

Mas como o Luciano falou hoje o desenvolvimento está focado na web, há não ser por uma necessidade específica.

[1] http://www.python.org.br/wiki/DocumentacaoPython

    http://www.python.org.br/wiki/TutorialPyQt

    http://www.python.org.br/wiki/ComoUsarPyQt

Re: [PYTHON] - Interface gráfica.

Helton Moraes
Opa!

Tenho usado (em nível de experimentação para um projeto pessoal) o PyGTK.
Tem ótima documentação em inglês, e funciona perfeitamente integrado com o
Linux, que é o que uso, mas se instalar o GTK para Windows funciona também.
Tem um disigner que é o Glade, que permite arrastar os widgets e ajustá-los
visualmente. Não tenho experiência com programação, e me pareceu ideal para
scripts que precisem de interface gráfica. Já para programas mais porrada,
aí já não sei.

Espero ter ajudado

Helton

(em última análise, acho que o QT é bem mais definitivo que o GTK,
principalmente porque é compilado)

Em 5 de outubro de 2010 13:11, Samuel Teixeira Santos
<[hidden email]>escreveu:

> [...]
> | E se você é usuário do BOL lembre-se de cadastrar o       |
> | e-mail do grupo na lista branca do seu sistema anti-spam. |

Um amigo meu usa esse GTK também. Ele gosta muito. O problema tá sendo os
tutoriais todos em inglês, : ).

Em 5 de outubro de 2010 16:46, Helton Moraes <[hidden email]>escreveu:

> [...]

| E se você é usuário do BOL lembre-se de cadastrar o       |
| e-mail do grupo na lista branca do seu sistema anti-spam. |

Luciano, obrigada pelos links e também pelas dicas desenvolvimento da web.
Outro dia você colocou aqui um link de Django, no qual estou adorando e
adotando.
Obrigada mais 1x.
[]'s.

Em 4 de outubro de 2010 20:00, Luciano Ramalho <[hidden email]> escreveu:

> [...]

| E se você é usuário do BOL lembre-se de cadastrar o       |
| e-mail do grupo na lista branca do seu sistema anti-spam. |

Luciano de Souza-2
  Com o Ubuntu 10.04, após a instalação do svn, fiz:

| svn co http://eagle-py.googlecode.com/svn/trunk/ eagle-py

Tentei outras variações, mas insiste em dizer que a URL não pode ser
encontrada.

A sintaxe é inacreditavelmente simples. Vida longa para o criador!

Sou cego. Utilizo leitor de telas. Pareceu-me que esta bilioteca utiliza
o gerenciamento automático do layout, isto é, não pede que sejam
apontadas as posições e as dimensões dos componentes. No Linux, o GTK é
acessível. Se a Eagle for uma camada de abstração sobre o GTK,
provavelmente poderei utilizá-la e, considerando sintaxe tão simples,
creio que isto seria revolução para mim.

2010/10/5 Camila Araújo <[hidden email]>:
> Um amigo meu usa esse GTK também. Ele gosta muito. O problema tá sendo os
> tutoriais todos em inglês, : ).

Você foi olhar o Eagle que eu sugeri? Tem docs em pt-br.

programador repentista || stand-up programmer
Twitter: @luciano

Re: [PYTHON] - Interface gráfica.

Camila Araújo
Sim, Luciano...
Até já comecei a dar uma lida. Obrigada!
[]'s.

Em 5 de outubro de 2010 23:58, Luciano Ramalho <[hidden email]> escreveu:

> [...]

| E se você é usuário do BOL lembre-se de cadastrar o       |
| e-mail do grupo na lista branca do seu sistema anti-spam. |

artur_fs_filho

Estou programando em PyQt com ótimos resultados, a ide Gráfica para a interface é muito boa(QTDesigner) e como IDE de código eu uso o eclipse com o plugin PyDev.
Tenho alguns tutoriais e explicações que podem ser úteis no blog: http://phironx.blogspot.com

Re: [PYTHON] - Interface gráfica.

Marco André Lopes Mendes
Oi Luciano

Eu usei eagle com meus alunos iniciantes em programação com muito sucesso há
um tempo atrás. Até ajudei o Gustavo a fazer o eagle rodar no Windows, uma
vez que ele não tinha como testar. Tenho vários exemplos simples feitos com
ela. Se você quiser, posso juntar tudo e te passar. Acredito que alguns
desses exemplos estão na página do eagle, mas devo ter outros. O eagle usa
realmente um esquema de layout automático. Está mais pra Latex do que pra
Word, nesse sentido. ;-)

Um abraço

Marco André

--
Marco André
[hidden email]

Re: [PYTHON] - Interface gráfica.

Robson Roberto Souza Peixoto
2010/10/5 Luciano de Souza <[hidden email]>:
>  Com o Ubuntu 10.04, após a instalação do svn, fiz:

É porque realmente essa URL não existe. Não tem o /trunk.
svn co http://eagle-py.googlecode.com/svn/ eagle-py

--
Robson Roberto Souza Peixoto
Robinho
Twitter: http://twitter.com/rrspba
github: https://github.com/robsonpeixoto

Re: [PYTHON] - Interface gráfica.

Bugzilla from heldercro@gmail.com
Luciano, você já tentou o comando:

svn checkout http://eagle-py.googlecode.com/svn/trunk/ eagle-py-read-only

é o que diz no site do eagle

Helder
http://www.hccode.rg3.net/

Em 6 de outubro de 2010 09:49, Marco André Lopes Mendes
<[hidden email]> escreveu:

> [...]

| E se você é usuário do BOL lembre-se de cadastrar o       |
| e-mail do grupo na lista branca do seu sistema anti-spam. |

  Oh! Sim, gostaria muito de recebê-los.

Ainda não estou certo de que poderei utilizá-la, mas os exemplos são
muito alentadores.

Com a ajuda dos amigos, consegui baixá-la por meio do SVN. No entanto,
não consegui instalar. Fiz:

"python setup install" na pasta do eagle. O script parece ter sido
processado. Nenhuma mensagem de erro foi exibida. Mas apesar disso, se
no interpretador, faço "import eagle", recebo a informação de que este
módulo não existe.

Abrindo algum exemplo da documentação, encontrei algo como
"pygtk.require('010')". Esta linha deixou-me alarmado. Se o Eagle tem
como dependência o GTK1 ao invés do GTK2, então, infelizmente, não há
nenhuma chance de que o possa utilizar.

O GTK2 possui uma infraestrutura de acessibilidade denominada ATSPI.
Infelizmente, ela não está presente no GTK 1. Como resultado, o Orca,
leitor de telas que utilizo, não poderá interagir com esta interface.
Para mim, Gnome e GTK 2 são dependências fundamentais.

Tem idéia do que posso estar a fazer de errado para não conseguir
instalar? E haverá mesmo a dependência do GTK 1?

Independentemente de qual seja o desfecho, dou-lhe a si e ao Gustavo
Barbieri entusiasmados parabéns. Interfaces gráficas, quando
programadas  inteiramente na mão, são coisinhas um pouco enjoadas, mas a
Eagle tem uma sintaxe econômica e tão clara e padronizada que, numa
primeira lida, entendi tudo o que li!

Em 06-10-2010 09:49, Marco André Lopes Mendes escreveu:

> [...]
> >

> --
> Marco André
> [hidden email] <mailto:marcoandre%40gmail.com>

Bernardo Barros
você usou setup.py como root?

Em 6 de outubro de 2010 21:07, Luciano de Souza <[hidden email]>escreveu:

> [...]
> utiliza

> atrás)

> marcoandre%40gmail.com <marcoandre%2540gmail.com>>

Yuri Eberlim de Corilo
Quando comecei a aprender PyQt4 usava o ERIC:

http://eric-ide.python-projects.org/ .

No própio site tem uns links de tutoriais...

http://eric-ide.python-projects.org/eric-tutorials.html

<http://eric-ide.python-projects.org/eric-tutorials.html>
Em 7 de outubro de 2010 09:50, Bernardo Barros
<[hidden email]>escreveu:

> [...]

| E se você é usuário do BOL lembre-se de cadastrar o       |
| e-mail do grupo na lista branca do seu sistema anti-spam. |

  eu não tinha feito isso, mas agora o fiz:

cd ./eagle-py
sudo python setup.py install

O resultado é o mesmo. O comando roda sem erro, mas quando abro o
interpretador e faço "import eagle", diz-me que o módulo não existe.

Realmente, não faço idéia do que possa ser.