Pesquisa para minha palestra da PythonBrasil[7]: Quanto ganha um programador Python ?

Pesquisa para minha palestra da PythonBrasil[7]: Quanto ganha um programador Python ?

Bruno Tikami
Caros,

para minha palestra na PythonBrasil[7] eu preciso coletar dados da
comunidade sobre a média salarial de vocês. A pesquisa é anônima e eu
preciso bastante das respostas para apresentar dados fiéis à nossa
realidade. O link é esse [0] e qualquer dúvida me avisem.

[0]
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dEh4T0ZWUWZHcXkzZDQtM0p2UlQ2b0E6MQ

Obrigado,

Tkm

Re: Pesquisa para minha palestra da PythonBrasil[7]: Quanto ganha um programador Python ?

Daniel Batista Lemes
pra complementar a tua pesquisa teria que colocar capital/interior e teria
que levar em consideração o tamanho da cidade,  porque tem uma variação de
salário.

Em 30 de agosto de 2011 09:32, Bruno Tikami <[hidden email]>escreveu:

> [...]
> preciso bastante das respostas para apresentar dados fiéis à nossa
> realidade. O link é esse [0] e qualquer dúvida me avisem.

@lemes_daniel

Re: Pesquisa para minha palestra da PythonBrasil[7]: Quanto ganha um programador Python ?

Samuel Teixeira Santos
seria bom que as 2 últimas perguntas, fosse possível deixar em branco...
não?

> [...]

> preciso bastante das respostas para apresentar dados fiéis à nossa
> realidade. O link é esse [0] e qualquer dúvida me avisem.

Falou!

Samuel Teixeira Santos
サントスサムエル テイェイラ

*
P*ost *S*criptum:

Por favor, ao encaminhar as mensagens "globais"(não direcionadas somente a
minha pessoa):
1. *Apague* o *meu e-mail* e o meu *nome* no corpo da mensagem.
2. *Apague* também qualquer *endereço de e-mail* e *nome* que esteja no
corpo da mensagem
3. Inclua *seus destinatários* apenas na opção de *cópia oculta (Cco ou Bcc)
*.

Agindo assim *podemos* dificultar a disseminação de vírus, spams e banner.
Acho que vale a pena tentar.

2011/8/30 Samuel Teixeira Santos <[hidden email]>

> [...]
> não?
>
> Em 30 de agosto de 2011 09:32, Bruno Tikami <[hidden email]

Opa Samuel, corrigido. Valeu =)

Re: Pesquisa para minha palestra da PythonBrasil[7]: Quanto ganha um programador Python ?

Francisco Souza
Já foi :)

2011/8/30 Bruno Tikami <[hidden email]>

> **

> https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dEh4T0ZWUWZHcXkzZDQtM0p2UlQ2b0E6MQ

> Opa Samuel, corrigido. Valeu =)

Francisco Souza

Re: Pesquisa para minha palestra da PythonBrasil[7]: Quanto ganha um programador Python ?

Allison Vollmann
Quando será disponibilizado o resultado?

________________________________
De: Francisco Souza <[hidden email]>
Para: [hidden email]
Enviadas: Terça-feira, 30 de Agosto de 2011 11:13
Assunto: Re: [python-brasil] Pesquisa para minha palestra da PythonBrasil[7]: Quanto ganha um programador Python ?

Já foi :)

> [...]

Francisco Souza

2011/8/30 Daniel Batista Lemes <[hidden email]>

> pra complementar a tua pesquisa teria que colocar capital/interior e teria
> que levar em consideração o tamanho da cidade,  porque tem uma variação de
> salário.

E exatamente qual seria o parâmetro de tamanho da cidade ? Pequena, média e
grande ? Qual um parâmetro bom para todas as cidades do Brasil ?

Re: Pesquisa para minha palestra da PythonBrasil[7]: Quanto ganha um programador Python ?

Marinho Brandao
Eu *acho* que a variação do salário está mais associada ao estado do que ao
tamanho da cidade, não? Neste caso, o fato de ter pedido o estado, já seria
suficiente.

Eu acho.

> [...]

> E exatamente qual seria o parâmetro de tamanho da cidade ? Pequena, média e
> grande ? Qual um parâmetro bom para todas as cidades do Brasil ?

Marinho Brandão (José Mário)
http://marinhobrandao.com
http://raminel.com.br

Suporte profissional para Django, Python, HTML5, TDD e desenvolvimento web é
no Alatazan.com

Re: Pesquisa para minha palestra da PythonBrasil[7]: Quanto ganha um programador Python ?

Allison Vollmann
Eu *acho* que depende muito mais da área de atuação do que da região em si, provavelmente vai ter muita granularidade nos resultados.

Então o resultado não vai ser uma resposta concisa, por ser uma linguagem multi uso e ter pessoas que trabalham com python apesar de não ocupar um cargo de "Programador Python" e sim que exijam conhecimentos específicos de acordo com a área (que sejam muito mais relevantes do que a linguagem utilizada).

Então definir quanto um programador Python ganha não é a mesma coisa do que fazer essa pesquisa com delphi, clipper, visual basic (e na maioria dos casos Java) que são mais utilizados em automação comercial.

Seria mais efetivo utilizar opções de áreas de atuação, com resultados separados por área / estado

________________________________
De: Marinho Brandao <[hidden email]>
Para: [hidden email]
Enviadas: Terça-feira, 30 de Agosto de 2011 13:46

> [...]

no Alatazan.com

Re: Pesquisa para minha palestra da PythonBrasil[7]: Quanto ganha um programador Python ?

Carlos Ribeiro
Melhor do que "achar", é coletar os resultados e procurar correlações.

> [...]

> http://raminel.com.br
>
> Suporte profissional para Django, Python, HTML5, TDD e desenvolvimento web

Carlos Ribeiro
Consultoria em Projetos
twitter: http://twitter.com/carribeiro
blog: http://rascunhosrotos.blogspot.com
mail: [hidden email]

> [...]

> casos Java) que são mais utilizados em automação comercial.
>
> Seria mais efetivo utilizar opções de áreas de atuação, com resultados

Não entendi qual o seu ponto. Área de atuação e estado fazem parte da
pesquisa então você poderá tirar suas conclusões em cima dos dados quando
eles forem publicados.

Além do mais, o tema da palestra é "Quanto ganha um programador Python" e
não "Quanto ganham profissionais de outras áreas que usam/desenvolvem em
Python" pois essa segunda proposta seria inconclusiva por falta de massa
crítica. Afinal, quantos oceanógrafos usam Python ? Eu só lembro de um que
deu palestra em Joinville...

De qualquer forma, assim que a pesquisa terminar eu publico a planilha no
Google Docs e ai outras pessoas poderão analisar os dados sob diferentes
perspectivas.

[]s,

> [...]

> Google Docs e ai outras pessoas poderão analisar os dados sob diferentes

Se você analisar oceanógrafo sim, mas generalizar isso na área de pesquisa, já engloba uma grande fatia.

Aumentando os critérios você consegue separar pelo que melhor for conveniente para a apresentação, uma média muito longe do desvio padrão pode confundir o público com tanta diferença entre os valores mínimos / maximos.

Os iniciantes tendem a escolher linguagem por salario / popularidade, algumas linguagens são muito mais usadas em áreas específicas do que em outras então essa pesquisa tende a ter resultados mais sólidos (PHP, ASP, DELPHI, JAVA), mas como já comentaram, quanto mais critérios tiver sua pesquisa mais facil você consegue analisar os dados e verificar o que define mais o alvo, no caso o salário.

Não sei quantos aqui na lista ocupam um cargo "Programador Python" onde o conhecimento principal seja exclusivamente a linguagem. É mesma coisa que analisar o salário de alguem que sabe usar martelos.

Re: Pesquisa para minha palestra da PythonBrasil[7]: Quanto ganha um programador Python ?

Roberto De Almeida
2011/8/31 Bruno Tikami <[hidden email]>

> [...]
> crítica. Afinal, quantos oceanógrafos usam Python ? Eu só lembro de um que

Só um detalhe, em Joinville foram dois oceanógrafos que deram palestras. E
eu conheço mais alguns que programam em Python, mas sou suspeito pra falar.
;)

Acho que vale a pena levar em consideração outros profissionais que usam
Python além dos "programadores Python puros" (existe isso?). Se ganho bem
hoje como oceanógrafo é também porque sou extremamente produtivo graças ao
Python.

Beto

--
Dr. Roberto De Almeida
http://roberto.dealmeida.net/

Re: Pesquisa para minha palestra da PythonBrasil[7]: Quanto ganha um programador Python ?

Daniel Batista Lemes
Bom já que é assim, eu sou programador e faço zootecnia, trabalho com
zootecnia de precisão e utilizo python e outras linguagens.

@lemes_daniel

Re: Pesquisa para minha palestra da PythonBrasil[7]: Quanto ganha um programador Python ?

Bruno Tikami

Dois? Achei que tinha sido só você e o outro rapaz fez um programa para
oceanógrafos usarem =)

De qualquer forma, é possível preencher o campo "Não sou programador" e
escrever "oceanógrafo" no campo de área de atuação :)

[]s,

Tkm