Python para estatística e matemática????

Python para estatística e matemática????

rafael.prdm
Pessoal gostaria de saber se python é bom pra trabalhar com contas
pesadas????? Gostaria de saber tb qual a melhor IDE para trabalhar
com python mais que não seja muito complicada. Estou querendo python
pra geração de gráficos e para trabalhar com simulações em
estatística....

Por se orientada à objeto, será que pra se trabalhar com algebra,
estatística essa linguamge se aplica bem????

abraço à todos

Re: Python para estatística e matemática????

Arthur Pires
cara python é muito bom pra isso, to vendo estatística na facul e to
usando praticamente em todas as tarefas,
é grátis e pequeno, tem suporte a números inteiros maiores que 2³¹ (o
que é raro, principalmente de forma automática como é em python)
e não precisa se preocupar em ficar tipando suas variáveis é só montar
suas funções e colocar pra calcular

o python já vem com uma IDE na instalação padrão a "IDLE" (que é a que
eu uso tmb)

rafael.prdm escreveu:

> [...]
> estatística essa linguamge se aplica bem????
>
> abraço à todos

Re: Python para estatística e matemática????

MrBiTS-2

Re: Python para estatística e matemática????

Carlos da Silva Santos
2008/11/5 rafael.prdm <[hidden email]>:
> Pessoal gostaria de saber se python é bom pra trabalhar com contas
> pesadas?????

Em geral, computação numérica em python é feita com a dupla numpy/scipy:
http://www.scipy.org/

Não sei qual é o seu conceito de "conta pesada" (seu conjunto de dados
é muitas vezes maior que a memória? você precisa de computação
distribuída?) mas nos casos mais usuais numpy+scipy dão conta do
recado.

> Gostaria de saber tb qual a melhor IDE para trabalhar
> com python mais que não seja muito complicada.

Eu não uso nenhuma IDE então não posso falar disso, mas eu recomendo
fortemente o ipython, uma "shell" python incrementada com várias
coisas legais para computação científica:

http://ipython.scipy.org/moin/

> Estou querendo python
> pra geração de gráficos e para trabalhar com simulações em
> estatística....

Se você detalhar mais o que pretende fazer talvez a gente consiga
indicar algo mais específico. Não sei o que o Cairoplot já tem de
gráficos estatísticos (boxplot, scatterplot, etc). Em geral a
referência canônica para esse tipo de grafo é o matplotlib:
http://matplotlib.sourceforge.net/

Numpy+Scipy já tem algumas funcionalidades de estatística. Talvez você
queira experimentar com o RPy:
http://rpy.sourceforge.net/
que coloca as funções do R disponível em Python. O R é bem mais
completo que o scipy em termos de funções estatística e também de
gráficos. Mas programar na linguagem do R é um saco :-(
http://www.r-project.org/

Outras coisas para você olhar:
http://code.google.com/p/python-statlib/
http://code.google.com/p/sympy/
http://www.sagemath.org/
http://simpy.sourceforge.net/
http://users.aims.ac.za/~mackay/python/

Existe uma lista em português específica para discutir computação
científica com python, talvez você queira se cadastrar:
http://pyscience-brasil.wikidot.com/

Espero que seja útil.

[]s
Carlos

> Por se orientada à objeto, será que pra se trabalhar com algebra,
> estatística essa linguamge se aplica bem????
>
> abraço à todos

Re: Python para estatística e matemática????

Leonardo Santagada

On Nov 5, 2008, at 11:19 PM, rafael.prdm wrote:

> [...]
>
> Por se orientada à objeto, será que pra se trabalhar com algebra,
> estatística essa linguamge se aplica bem????

Eu não te recomendo nada que te recomendaram até agora :D, mas sim o
Sage[1] que é um software completo de matematica e estatistica, que
por algum acaso usa o python como linguagem de script e usa quase
todas as bibliotecas de matematica existentes pra python. Ele é
provavelmente o que tu precisa.

[1] http://www.sagemath.org/

--
Leonardo Santagada