Quiclky: um jeito rápido de fazer e distribuir aplicações desktop para Linux

Quiclky: um jeito rápido de fazer e distribuir aplicações desktop para Linux

Luciano Ramalho
Eu ia falar sobre o quickly na minha palestra na PythonBrasil, mas
como tive que cancelar, resolvi compartilhar com vocês uma das
melhores descobertas que fiz ao pesquisar para a palestra.

Desde 2009 existe essa jóia pouco divulgada do projeto Ubunto chamada
Quickly [1]. Basicamente é um script e bibliotecas para ajudar você a
desenvolver, empacotar e publicar aplicações desktop com GUI para
rodar no Linux.

O script quickly funciona como o django-admin.py: você dá comandos e
ele gera diretórios e arquivos para te ajudar a começar a montar a
aplicação. O script quickly também se integra ao sistema de controle
de versão Bazaar e ao repositório de código Lauchpad, tornando a
divulgação do seu trabalho muito simples.

Docs oficiais:
[1] https://wiki.ubuntu.com/Quickly

Video demonstrando:
[2] http://www.youtube.com/watch?v=9EctXzH2dss

Pequenas receitas de código, muito úteis para principiantes em Python:
[3] https://wiki.ubuntu.com/Quickly/Snippets

Resenha:
[4] http://arstechnica.com/open-source/news/2009/08/quickly-new-rails-like-rapid-development-tools-for-ubuntu.ars

O que isso tem a ver com o tema "NoSQL para projetos de qualquer
tamanho", o título da minha palestra? Boa pergunta!

Tem tudo a ver. A API oferecida pelo Quickly integra com o
DesktopCouch, o CouchDB que vem instalado no Ubuntu Desktop desde a
versão 9.10. Nada mais racional como mecanismo de persistência para
pequenas aplicações do que um banco de dados orientado a documentos.

Vejam este exemplo, da página de snippets [3]:

########
from desktopcouch.records.server import CouchDatabase
from desktopcouch.records.record import Record as CouchRecord

db = CouchDatabase("dbname", create=True)
record = CouchRecord(
   {"a": 1, "b": 2}, record_type="http://recordtypeurl",
   record_id=XXX)
db.put_record(record)
########

Note que o conteúdo do registro é um dicionário, e pode ser tão
complexo quanto você queira, com listas e mais dicionários aninhados.
Nada de lidar com relacionamentos, tabelas de ligação e toda aquela
complicação ditada pelo modelo relacional normalizado.

programador repentista || stand-up programmer
Twitter: @luciano

Re: Quiclky: um jeito rápido de fazer e distribuir aplicações desktop para Linux

fred_arnoldi

--- Em [hidden email], Luciano Ramalho <ramalho@...> escreveu
> [...]
> Quickly [1]. Basicamente é um script e bibliotecas para ajudar você a
> desenvolver, empacotar e publicar aplicações desktop com GUI para

Ótima dica Luciano!

Abs,
Fred

Re: Re: Quiclky: um jeito rápido de fazer e distribuir aplicações desktop para Linux

Anderson Cardoso-2
realmente curti muito =],
valeu pela dica Luciano

--
Anderson Pierre Cardoso
Computer Engineer - University of Sao Paulo

[gtalk]: [hidden email]
[blog]: http://anderson-hacklife.blogspot.com/

"FreeSoftware -> free as in freedom"
mande-me documentos em formatos livres (ODF) ->
http://www.infowester.com/odf.php

,-----------------------------------------------------------.
| Antes de enviar um e-mail para o grupo leia:              |
| http://www.pythonbrasil.com.br/moin.cgi/AntesDePerguntar  |
| E se você é usuário do BOL lembre-se de cadastrar o       |
| e-mail do grupo na lista branca do seu sistema anti-spam. |

Re: Quiclky: um jeito rápido de fazer e distribuir aplicações desktop para Linux

bitjesse
Bacana =)

Re: Quiclky: um jeito rápido de fazer e distribuir aplicações desktop para Linux

Bugzilla from heldercro@gmail.com
Só para complementar, abaixo segue o site de um dos desenvolvedores e o site do Quickly no launchpad.

http://theravingrick.blogspot.com/

https://launchpad.net/quickly/