Sobre o Python 3

Bugzilla from heldercro@gmail.com
Pessoal, sou novato em Python e tenho algumas dúvidas em relação ao Python v2.7 e v3.

1 - A versão 2.7 vai continuar seu desenvolvimento até atingir a versão 3?

2 - Qual o motivo de se criar uma nova versão que não tenha compatibilidade com a anterior?

Como eu disse, sou novato em Python então se essas perguntas forem muito bobas, me desculpem.
Eu já havia lido várias páginas do Python Brasil mas não encontrei nada sobre, por isso as perguntas...

Desde já muito obrigado!

Re: Sobre o Python 3

Iuri
1) A versão 2.7 é a ultima da série 2.x.

2) Foi necessário quebrar a compatibilidade pra corrigir algumas decisões de
design feitas erradamente no passado.

[]s
iuri

2010/9/23 helder_cesar <[hidden email]>

> [...]
> bobas, me desculpem.
> Eu já havia lido várias páginas do Python Brasil mas não encontrei nada

,-----------------------------------------------------------.
| Antes de enviar um e-mail para o grupo leia:              |
| http://www.pythonbrasil.com.br/moin.cgi/AntesDePerguntar  |
| E se você é usuário do BOL lembre-se de cadastrar o       |
| e-mail do grupo na lista branca do seu sistema anti-spam. |
`-----------------------------------------------------------´Links do Yahoo! Grupos

Re: Sobre o Python 3

Zhu Sha Zang
 Em 23-09-2010 13:36, Iuri escreveu:

> [...]
> | E se você é usuário do BOL lembre-se de cadastrar o       |
> | e-mail do grupo na lista branca do seu sistema anti-spam. |

Já que levantaram a lebre. Alguém aqui usa PY3 para produção de software
comercial?

No canal da freenode, #python, pessoal não recomanda usar PY3.

Alguém aqui pensa o mesmo? Ou pensa o contrário? Por que?

Att

Re: Sobre o Python 3

Anderson Cardoso-2
eu sou a favor do uso de python 3, mas como os trabalhos q estou
desenvolvendo têm dependência com o 2.* , então fico preso a este
É o que acontece com a maioria do pessoal

Em 23 de setembro de 2010 13:40, Zhu Sha Zang <[hidden email]>escreveu:

> [...]
>
> No canal da freenode, #python, pessoal não recomanda usar PY3.
>
> Alguém aqui pensa o mesmo? Ou pensa o contrário? Por que?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Anderson Pierre Cardoso
Software Engineer - University of Sao Paulo

[gtalk]: [hidden email]
[blog]: http://anderson-hacklife.blogspot.com/

"FreeSoftware -> free as in freedom"

mande-me documentos em formatos livres (ODF) ->
http://www.infowester.com/odf.php

,-----------------------------------------------------------.
[...]

Essa foi uma boa pergunta... Eu vi também no #Python da Freenode a não
recomendação do Python 3.
Para projetos que estão iniciando, vocês recomendam que versão 2.7 ou 3??

Vlw pessoal.
*

Helder*
http://www.hccode.rg3.net/

Em 23 de setembro de 2010 13:50, Anderson Cardoso <[hidden email]
> [...]

> | E se você é usuário do BOL lembre-se de cadastrar o       |
> | e-mail do grupo na lista branca do seu sistema anti-spam. |

Re: Sobre o Python 3

2010/9/23 Anderson Cardoso <[hidden email]>:
> eu sou a favor do uso de python 3, mas como os trabalhos q estou
> desenvolvendo têm dependência com o 2.* , então fico preso a este
> É o que acontece com a maioria do pessoal

Concordo com o Anderson. O Python 3 é melhor que o Python 2, e eu
gostaria de poder usá-lo mas não posso porque trabalho com Django e
outras bibliotecas que ainda não suportam o Python 3.

Enquanto isso, o que dá para fazer é trabalhar com o Python 2.7 usando
o máximo possível de recursos do Python 3 que foram backported
(implementados retroativamente). Não é difícil escrever programas que
funcionam de modo idêntico no Python 2 e no Python 3 se, se você tiver
esta preocupação desde o início. Além disso, você pode checar os seus
programas com a opção -3 do Python 2.6 ou superior. Ela reporta sobre
aspectos do seu programa que podem causar dificuldade na migração para
o Python 3.

Finalmente, você pode desde já começar a usar algumas das melhores
partes da sintaxe do Python 3 em seus programas, fazendo assim:

from __future__ import unicode_literals

Neste caso, você não precisa mais colocar o prefixo u'' nas strings
unicode, porque qualquer string literal 'assim' será tratada como
unicode, o que evita muitos problemas.

Para ver uma lista dos recursos disponíveis no módulo __future__, faça assim:

$ python
>>> import __future__
>>> dir(future)
['CO_FUTURE_ABSOLUTE_IMPORT', 'CO_FUTURE_DIVISION',
'CO_FUTURE_PRINT_FUNCTION', 'CO_FUTURE_UNICODE_LITERALS',
'CO_FUTURE_WITH_STATEMENT', 'CO_GENERATOR_ALLOWED', 'CO_NESTED',
'_Feature', '__all__', '__builtins__', '__doc__', '__file__',
'__name__', '__package__', 'absolute_import', 'all_feature_names',
'division', 'generators', 'nested_scopes', 'print_function',
'unicode_literals', 'with_statement']

Infelizmente, o help do módulo __future__ não é muito amigável. Mas
sabendo o nome das features, você já pode usar o Google para aprender
o que elas fazem.

programador repentista || stand-up programmer
Twitter: @luciano

Re: Sobre o Python 3

Paulo Patto
Ghan! Han!

É outra pergunta talvez bem noob. Onde posso ver uma lista com as vantagens
do Python 3?

Há melhoras de performance?

*
**Paulo Patto.*
*web developer.*
[java][ruby on rails][python][c/c++][php][javascript][.net]
microblog: http://twitter.com/paulopatto/
personal weblog: http://paulopatto.wordpress.com/
mobile: +55 11 8217.3514
instante messenger(msn): [hidden email]
*soon my corporate website http://www.paulopatto.com*

*[pt-br]"Aquele que recebe de mim uma idéia tem aumentada a sua instrução
sem que eu tenha diminuído a minha. Como aquele que acende sua vela na minha
recebe luz  sem apagar a minha vela. Que as idéias passem livremente de uns
aos outros no planeta, para a instrução moral e mútua dos homens e a
melhoria de sua condição, parece ter sido algo peculiar e benevolentemente
desenhado pela natureza ao criá-las, como o fogo, expansível no espaço, sem
diminuir sua densidade em nenhum ponto."*

*
*

*[en-us]"He who receives an idea from me, receives instruction himself
without lessening mine; as he who lights his taper at mine, receives light
without darkening me. That ideas should freely spread from one to another
over the globe, for the moral and mutual instruction of man, and improvement
of his condition, seems to have been peculiarly and benevolently designed by
nature, when she made them, like fire, expansible voer all space, without
lessenig their density in any point."*

***Thomas Jefferson* .

2010/9/23 Luciano Ramalho <[hidden email]>

> [...]
>
> --
> Luciano Ramalho
> programador repentista || stand-up programmer

Re: Sobre o Python 3

Iuri
Em [1], tem todas as mudanças entre as versões. Não sei se existe isso em
portugues em algum lugar. Se tiver, alguém por favor referencie.

Com certeza tiveram melhoras na performance ao longo dos releases, mas o
objetivo do 3.x não era ganho de performance.

[1] http://docs.python.org/py3k/whatsnew/index.html

,-----------------------------------------------------------.
[...]

Ou seja mudamos mais para correção de decisões que não foram as mais
corretas no passado e ...
uma lista de coisas que em no link.

*

2010/9/24 Iuri <[hidden email]>

> [...]
> | E se você é usuário do BOL lembre-se de cadastrar o       |
> | e-mail do grupo na lista branca do seu sistema anti-spam. |

Re: Sobre o Python 3

Bugzilla from heldercro@gmail.com
Só para acrescentar, tem esse pdf [1] do site do Mark Summerfield sobre as
mudanças do Python 2.x para o 3.x.

[1]
http://ptgmedia.pearsoncmg.com/imprint_downloads/informit/promotions/python/python2python3.pdf
*

Helder*
http://www.hccode.rg3.net/

Em 24 de setembro de 2010 11:33, Iuri <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> | E se você é usuário do BOL lembre-se de cadastrar o       |
> | e-mail do grupo na lista branca do seu sistema anti-spam. |

Re: Sobre o Python 3

> [...]
> recomendação do Python 3.
> Para projetos que estão iniciando, vocês recomendam que versão 2.7 ou 3??

Eu recomendo usar Python 2.7, a menos que você possa se assegurar com
absoluta certeza de que todas as bibliotecas de que vai precisar já
sejam utilizáveis com o Python 3.

Em qualquer projeto não-trivial, é impossível prever que bibliotecas
poderão ser úteis de antemão.

O corolário é que Python 3 só deve ser usado em projetos triviais ;-).

Porém, existe um uso muito nobre e bem justificado de Python 3 hoje,
que é o ensino de programação. Com seu tratamento mais uniforme de
Unicode, iteradores e outros conceitos fundamentais, é mais fácil
aprender a programar com Python 3 do que com Python 2. Depois que a
pessoa aprende o Python 3, as em poucas horas ela aprende as
diferenças com o Python 2.

programador repentista || stand-up programmer
Twitter: @luciano

Re: Sobre o Python 3

Renne Rocha
  Luciano,

  Vejo um problema nesse corolário....

  Não desenvolvemos nada não-trivial porque as bibliotecas não são
compatíveis, mas as bibliotecas não são compatíveis porque ninguém faz nada
não-trivial :-)

  Como quebrar essa inércia? Acho que só um projeto grande teria capacidade
de fazer isso....

  Renne Rocha
  [hidden email]
  http://www.linkedin.com/in/rennerocha

2010/9/24 Luciano Ramalho <[hidden email]>

> [...]
>
> --
> Luciano Ramalho
> programador repentista || stand-up programmer

Re: Sobre o Python 3

Jonas Galvez
O problema do Python 3 é a falta de WSGI e string methods p/ bytes nas
network libraries. Leia:

http://www.slideshare.net/mitsuhiko/wsgi-on-python-3

mitsuhiko, btw, é o cara por trás do Werkzeug e Flask (o melhor framework
web p/ Python hoje, imho).

Por isso, ainda baseio minha stack em Python 2.7, mas a migração p/ 3.0 deve
ser tranquila no futuro.

-- Jonas, http://jonasgalvez.com.br

Re: Sobre o Python 3

Bernardo Barros
sobre migração 2->3 automática dos códigos em Python e em C.
http://www.youtube.com/watch?v=vLNk-SzPY3Q

Em 26 de setembro de 2010 12:20, Jonas Galvez <[hidden email]>escreveu:

> [...]
> web p/ Python hoje, imho).
>
> Por isso, ainda baseio minha stack em Python 2.7, mas a migração p/ 3.0

Relevante: http://news.ycombinator.com/item?id=1728936

Muita atenção aos comentários...

On Sun, Sep 26, 2010 at 12:20 PM, Jonas Galvez <[hidden email]> wrote:

> [...]
> web p/ Python hoje, imho).
> Por isso, ainda baseio minha stack em Python 2.7, mas a migração p/ 3.0 deve

Andrews Medina
Olá Renne,

2010/9/24 Renne Rocha <[hidden email]>

> Não desenvolvemos nada não-trivial porque as bibliotecas não são
> compatíveis, mas as bibliotecas não são compatíveis porque ninguém faz nada
> não-trivial :-)

O ideal seria que as libs que ainda não estão portadas em python3,
começassem a serem portadas (alias uma boa ideia para quem quer
colaborar).

Mas, ainda há algumas limitações como a do wsgi que o Galvez falou.

[]'s

--
Andrews Medina
www.andrewsmedina.com