Tratar Datas

Rodrigo-63
Olá pessoal,

Parece básico mas não mesmo como fazer.

Tenho uma variavel com uma string de data:

x = '1 Aug 2010 18:58:36 -0000'.

Como convertê-la num objeto datetime ?

Rodrigo Castilhos.
Porto Alegre - RS

Re: Tratar Datas

Igor Léopoldès
Exemplo:

*import time
timestring = "2005-09-01 12:30:09"
time_format = "%Y-%m-%d %H:%M:%S"
mytime = time.strptime(timestring,time_format)
*
Na documentação:

http://docs.python.org/library/datetime.html

Procura *"date.strftime(format)"*. Tem uma explicação bacana lá.

;)

Paulo Igor Leopoldes Bender
#452400

Em 4 de agosto de 2010 10:20, isampbr <[hidden email]> escreveu:

> Olá pessoal,
>
> Parece básico mas não mesmo como fazer.
>
> Tenho uma variavel com uma string de data:

> [...]

,-----------------------------------------------------------.
| Antes de enviar um e-mail para o grupo leia:              |
| http://www.pythonbrasil.com.br/moin.cgi/AntesDePerguntar  |
| E se você é usuário do BOL lembre-se de cadastrar o       |
| e-mail do grupo na lista branca do seu sistema anti-spam. |
`-----------------------------------------------------------´Links do Yahoo! Grupos

Re: Tratar Datas

Francisco Viégas Vianna
Talvez seja isso que vc quer:

http://docs.python.org/library/datetime.html#strftime-strptime-behavior

 <http://docs.python.org/library/datetime.html#strftime-strptime-behavior>
Abraço,
Francisco

2010/8/4 isampbr <[hidden email]>

> [...]
> | E se você é usuário do BOL lembre-se de cadastrar o       |
> | e-mail do grupo na lista branca do seu sistema anti-spam. |

Re: Tratar Datas

Diego Manenti Martins-2
Pela documentação, deveria ser '%d %b %Y %H:%M:%S %z', mas não funciona.
Olhando o código, a diretiva %z não é implementada.

diego

Re: Tratar Datas

Rodrigo-63
Oi Francisco,

Quase isso, eu já havia feito um teste ... mas errei em algo:

O Codigo:

import datetime
x = "1 Aug 2010 18:58:36 -0000"
y = datetime.strptime(x, "%d %b %Y %H:%M:%S %z")

Resulta em

Traceback (most recent call last):
  File "<pyshell#4>", line 1, in <module>
    y = datetime.strptime(x, "%d %b %Y %H:%M:%S %z")
AttributeError: 'module' object has no attribute 'strptime'

Já o codigo:

y = datetime.datetime.strptime(x, "%d %b %Y %H:%M:%S %z")

resulta em

Traceback (most recent call last):
  File "<pyshell#5>", line 1, in <module>
    y = datetime.datetime.strptime(x, "%d %b %Y %H:%M:%S %z")
  File "C:\Python27\lib\_strptime.py", line 317, in _strptime
    (bad_directive, format))

Ou seja:

Não entendi nada !!!

--- Em [hidden email], Francisco Viégas Vianna <francisco.v.vianna@...> escreveu

> Talvez seja isso que vc quer:

> [...]

Re: Tratar Datas

Rodrigo-63
  Poizé !

Suprimindo TZ funcionou.

Rodrigo Castilhos
Porto Alegre - RS

Em 04/08/2010 11:57, Diego Manenti Martins escreveu:

> Pela documentação, deveria ser '%d %b %Y %H:%M:%S %z', mas não funciona.
> Olhando o código, a diretiva %z não é implementada.

> [...]

Re: Tratar Datas

Paulo Eduardo Neves-3
Em 4 de agosto de 2010 11:57, Diego Manenti Martins
<[hidden email]> escreveu:

> Pela documentação, deveria ser '%d %b %Y %H:%M:%S %z', mas não funciona.
> Olhando o código, a diretiva %z não é implementada.

Isso mesmo. A opção de Timezone não está implementada. Também apanhei
com isto outro dia. Como no seu texto o timezone é zero, isto é, a
data está em UTC ou você só trabalha com um único Timezone, então é só
ignorar a opção.

Se vc precisar do timezone, terá que tratá-lo na mão. Na verdade não
entendo por que isto nunca entrou na biblioteca padrão. Não deve ser
difícil fazer uma adaptador em python para tratar apenas o %z e então
chamar a biblioteca em C.

Paulo Eduardo Neves
http://www.mosquito.pro.br

Re: Tratar Datas

Diego Manhães Pinheiro
Em 4 de agosto de 2010 10:48, Igor Léopoldès <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> Na documentação:
>
> http://docs.python.org/library/datetime.html
>
> Procura *"date.strftime(format)"*. Tem uma explicação bacana lá.

Aqui tem uma explicação bacana também : http://pypi.python.org/pypi/pytz .
:)

--
http://dmpinheiro.net