ajuda iniciante

canossa canossa

Ola a todos

Sou iniciante em Python, pretendo utilizar a linguagem python para desenvolver uma aplicação em desktop.

Python é uma linguagem adequada para programação desktop, será que a empresas que utilizando python para programação desktop ?

alguém poderia me ajudar e responder

att msn: [hidden email]

Re: ajuda iniciante

Bruno Barbosa-2
Sim,

O Python pode ser utilizado para desenvolver aplicações para desktops, web,
sistemas embarcados, celulares, dentre outros...

Quanto às empresas, vejo as empresas utilizando em sua maioria Python para
web.

# ---------------------------------------
# Bruno Barbosa
# Web Developer - Linux user and Free Software Enthusiast
# http://algoritmizando.com
# http://twitter.com/bruninbsb
# ---------------------------------------

Em 12 de maio de 2011 15:59, canossa canossa <[hidden email]>escreveu:

> [...]
>
> Python é uma linguagem adequada para programação desktop, será que a
> empresas que utilizando python para programação desktop ?

Re: ajuda iniciante

Marco André Lopes Mendes
Um produto que utiliza Python + GTK:

http://www.lzt.com.br/produtos/

[]s

--
Marco André
[hidden email]

Re: ajuda iniciante

John Evan Dizaro-2
Sou desenvolvedor de uma empresa de taxi e estou utilisando o Python + GTK +
GLADE + POSTGRES
Não tenho do que reclamar.

> [...]

> Python é uma linguagem adequada para programação desktop, será que a
> empresas que utilizando python para programação desktop ?

John Evan Dizaro

Re: ajuda iniciante

Rodrigo (skhaz)
Além dos "bindings" para Gtk, existe p/ o framework Qt,  que são PyQt e
PySide.

2011/5/12 John Evan Dizaro <[hidden email]>

> [...]
> GLADE + POSTGRES
> Não tenho do que reclamar.
>
> Em 12 de maio de 2011 15:59, canossa canossa <[hidden email]

http://wintermoon.sourceforge.net/

Re: ajuda iniciante

Guido Carballo-Guerrero
Vale lembrar que tambem existe o Tkinter, que e o GUI por default do Python. E o que eu uso e acho muito bom.

On May 12, 2011, at 01:41 PM, "Rodrigo (a.k.a. Skhaz)" <[hidden email]> wrote:

> Além dos "bindings" para Gtk, existe p/ o framework Qt, que são PyQt e
> PySide.

> --
> http://wintermoon.sourceforge.net/

Re: ajuda iniciante

João Júnior-2
Eu trabalho em uma empresa que desenvolve aplicativos em Python para Desktop
e web! Em desktop nos utilizamos python + wxPython!

Gostaria de perguntar uma coisa aqui na lista, sempre que aparece alguma
pergunta sobre python em desktop, quase ninguém cita a wxPython, tem um por
que disso? ou é só porque vocês não a utilizam mesmo?

Em 12 de maio de 2011 18:16, Guido Carballo G. <[hidden email]> escreveu:

> Vale lembrar que tambem existe o Tkinter, que e o GUI por default do
> Python. E o que eu uso e acho muito bom.

> GTK

*João Júnior*
Matemático Computacional - Computational Mathematician
E-mail: [hidden email] <[hidden email]>
Fone: +55 (31) 9642-7061
www.dcc.ufmg.br/~jcaj <http://www.dcc.ufmg.br/%7Ejcaj>
http://br.linkedin.com/in/joaojunior
<http://br.linkedin.com/in/joaojunior>

Re: ajuda iniciante

Bruno Barbosa-2
eu não utilizo... trabalho só com web...

# ---------------------------------------

Em 13 de maio de 2011 08:36, João Júnior <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> +

> *João Júnior*
> Matemático Computacional - Computational Mathematician

Ivanildo Filho

> [...]
> pergunta sobre python em desktop, quase ninguém cita a wxPython, tem um por
> que disso? ou é só porque vocês não a utilizam mesmo?

 Realmente o pessoal não cita muito pois o foco do Python hoje está muito
direcionado à web, e as aplicações mas famosas -- como GIMP, Inkscape, etc.,
usam outras toolkits como Qt e GTK pois estão são mais documentadas e
trabalhadas que o Tk e o WX.
Por isso a preferência por Qt e GTK.
Mas em termos de integração com desktop acho que o WX sem integra muito
melhor com Windows e Linux.

Re: ajuda iniciante

Ivanildo Filho
> ... como GIMP, Inkscape, etc., usam outras toolkits como Qt e GTK ...

Antes que alguém me corrija.. Sei que a base de programação para GIMP e
Inkscape é C e C++ mas existe muita coisa escrita e Python.

Re: ajuda iniciante

saviorangel
wx widgets é bom tb.
o motivo da maioria citar outras intefaces é devido aos outros terem algum player forte mantendo o projeto, como a QT ou GTK.

Mas antes de iniciar um projeto novo usando desktop, a não ser que seja um utilitário, recomendo pesquisar sobre coisas como webgl e android, para ver a que nível andam as coisas e pensar sobre arquitetura.

--- Em [hidden email], João Júnior <joaojunior.ma@...> escreveu

> [...]
> que disso? ou é só porque vocês não a utilizam mesmo?

> *João Júnior*
> Matemático Computacional - Computational Mathematician

Nilton CPM-2
Hola João

Estou dando os primeiros passos em Python, de inicio instalei a versão 2.7 e trabalhei um pouco com wx depois resolvi instalar a versao 3 e vi que ainda não tem wx para a 3.
Hoje estou com a 3 e brincando com o tkinter, mas nesse momento é tudo teste, derepente volto para 2.7 e começo denovo com o wx, tudo vai do que melhor me atender.

Um abraço

#  Nilton Cesar Puglia Menaré
#  Celular: (53) 8100-6350
> [...]

> GTK

*João Júnior*
Matemático Computacional - Computational Mathematician

Ola Nilton,
eu só falei isso porque aqui na empresa a wxPython nos atende muito bem. A
biblioteca é rica, possui bastante componente, comunidade bem ativa, muito
fácil de usar e possui muito material e sempre que alguém pergunta quase
ninguém lembra dela, achei que tivesse algum motivo, tipo é ruim, a licença
não é boa, essas coisas, mas acho que é porque o pessoal não usa mesmo!

Abraços.

Em 13 de maio de 2011 10:55, Nilton CPM <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> Hoje estou com a 3 e brincando com o tkinter, mas nesse momento é tudo
> teste, derepente volto para 2.7 e começo denovo com o wx, tudo vai do que

Tanto como eu e como vários que estão entrando no mundo do Python, nos de detalhes e dicas, venho do Visual FoxPro + FireBird.
Biblioteca grafica, base de dados, etc...

#  Nilton Cesar Puglia Menaré
#  Celular: (53) 8100-6350