estrutura de dados

Zhu Sha Zang
 Alguém tem um bom material de estrutura de dados em python, mas sem
fazer uso das "classes" built-in?

Att

Re: estrutura de dados

Danillo Souza
O livro precisa especificamente usar Python nos códigos? Geralmente livros
sobre estruturas de dados mostram os algoritmos bem claros, o que torna
fácil portar para várias linguagens. Um que trate de estruturas de dados
especificamente em Python eu não conheço, mas tem aquele livro "Como pensar
como um cientista da computação usando Python" que já foi atualizado e já
mudou de nome(eu acho) fala sobre pilhas, filas e árvores, mas o livro não é
focado só nisso. Agora, se aceitar sugestões, existe por ai um livro chamado
"DSA: Data Structures and Algorithms" que é um eBook gratúito, e pelo que eu
vi parece ser bom, até porque ele não mostra nenhuma linguagem específica.
Tem um outro também que eu gosto, mas é em C, "Estruturas de Dados usando C"
do Tanembaum.

[]'s

Em 15 de outubro de 2010 16:07, Zhu Sha Zang <[hidden email]>escreveu:

> Alguém tem um bom material de estrutura de dados em python, mas sem
> fazer uso das "classes" built-in?
>
> Att

*________________________________*
***Danillo Souza*, INFOinvest - Web Developer
*Bowne do Brasil*
*Office     *Praia de Botafogo, 440 - 22° Andar
               22250-908 Rio de Janeiro, Brazil
*Phone*    +55 21 2103 0512
[hidden email]
www.INFOinvest.com.br<https://outlook.bowne.com/exchweb/bin/redir.asp?URL=http://www.infoinvest.com.br/>

,-----------------------------------------------------------.
| Antes de enviar um e-mail para o grupo leia:              |
| http://www.pythonbrasil.com.br/moin.cgi/AntesDePerguntar  |
| E se você é usuário do BOL lembre-se de cadastrar o       |
| e-mail do grupo na lista branca do seu sistema anti-spam. |
`-----------------------------------------------------------´Links do Yahoo! Grupos

Re: estrutura de dados

Bugzilla from heldercro@gmail.com
Tem esse site que é de um livro online sobre estrutura de dados em python:
http://www.brpreiss.com/books/opus7/

Achei também um projeto que são classes de estrutura de dados que o autor
sugere que deveria estar dentro do python:

http://code.google.com/p/python-data-structures/
*

Helder*
http://www.hccode.rg3.net/

,-----------------------------------------------------------.

2010/10/15 Zhu Sha Zang <[hidden email]>:
>  Alguém tem um bom material de estrutura de dados em python, mas sem
> fazer uso das "classes" built-in?

O livro Aprenda Computação com Python tem uma bela introdução ao tema.

http://code.google.com/p/aprendacompy/

Capítulo 17: Listas
Capítulo 18: Pilhas
Capítulo 19: Filas
Capítulo 20: Árvores

O Capítulo 20 foi traduzido pessoalmente pelo saudoso Prof. Imre
Simon, prof. titular do departamento de ciência da computação do
IME/USP.

programador repentista || stand-up programmer
Twitter: @luciano

Re: estrutura de dados

Henr"Ikke" Pereira
Se tu tiver como restrições não usar as implementações que o Python te dá,
nem a STL do C++, tem um bom livro do Bruno Preiss chamado "Data Structures
and Algorithms with Object-Oriented Design Patterns in Python". Na versão
digital dele dá pra ler de graça e baixar os códigos também:
http://www.brpreiss.com/books/opus7/

--
Henr"Ikke" G.G. Pereira
http://www.halts.com.br

,-----------------------------------------------------------.
> [...]

Re: estrutura de dados

> O livro Aprenda Computação com Python tem uma bela introdução ao tema.

Apenas para ficar claro: o livro apresenta as listas nativas do Python
bem antes. O capítulo 17 é uma implementação de um TDA de listas
encadeadas usando referências onde se usaria ponteiros em C ou Pasca,
e serve de base para as estruturas de dados seguintes.

Outro dado interessante da pedagogia deste livro é que ele apresenta
recursividade bem cedo, no capítulo 4, antes até dos loops básicos de
Python.

Muitos computólogos preocupados com didática sugerem que recursividade
deve ser apresentada o mais cedo possível, para que seja entendida
como algo natural e porque tem ampla aplicação em muitos tópicos de
computação.

programador repentista || stand-up programmer
Twitter: @luciano

Re: estrutura de dados

Fernando Masanori Ashikaga
Você pode pegar a apostila do Massimo di Piero [1], do web2py. Ele também
possui um software de apoio para o curso[2].

[1] http://web.mac.com/mdipierro/iWeb/Site/Welcome_files/csc321notes.pdf
[2] http://web.mac.com/mdipierro/iWeb/Site/Code/Code_files/csc321.exe