metodologia ageis de desenvolvimento

wagner.venturin
Ola a todos, pessoal sei que é fora do contexto do forum, mais é que como irei começar a trabalhar em uma empresa que eles utilizam "metodologia ágeis", e eu sempre trabalhei de maneira tradicional,ou seja,sempre apagando o fogo,sem hora para sair, trabalhando nos finais de semana , falta de pessoal,um caos total, a pergunta é se usando alguma das "metodologias ágeis", irei ter mais tempo e mais organização ou tudo que dizem é balela........

trabalho com pyhton e c, em desenvolvimento de sistemas embarcados.

agradeço a todos....

Re: metodologia ageis de desenvolvimento

A. Bruno
ACHO que isso está fora de contexto, não?

Depende. Você pode pegar um método ágil e fazer de conta que o usa e ficar
apagando incêndio do mesmo jeito. Você pode realmente aplicar métodos ágeis,
mas ter um péssimo gerenciamento de tempo, e ficar trabalhando sempre a mais
e nos finais de semana.

Métodos ágeis não são a panacéia do mundo do desenvolvimento.

paz e amor (love and peace),

Alysson Bruno
Palmas(TO)
Brasil

http://abruno.com

Em 21 de julho de 2011 10:51, wagner.venturin
<[hidden email]>escreveu:

> [...]
>
> trabalho com pyhton e c, em desenvolvimento de sistemas embarcados.
>
> agradeço a todos....

Re: metodologia ageis de desenvolvimento

snit.ram
Cara,

Se bem utilizadas, as metodologias ágeis melhoram muito o processo de
desenvolvimento. Não garante que você terá tempo livre, que não trabalhará
no fds, etc. Quem usa metodologia ágil normalmente não tem essa cultura, mas
isso não é uma regra.

O fato é que pra organização é muito bom, pro processo de desenvolvimento é
muito bom... e se a estrutura de testes for boa, vc provavelmente vai ter
menos fogo pra apagar. rsrs.

[]s,
Snit

2011/7/21 wagner.venturin <[hidden email]>

> [...]
>
> trabalho com pyhton e c, em desenvolvimento de sistemas embarcados.
>
> agradeço a todos....

Re: metodologia ageis de desenvolvimento

Carlos Ribeiro
2011/7/21 Rafael Martins <[hidden email]>

> [...]
> no fds, etc. Quem usa metodologia ágil normalmente não tem essa cultura,

Só um comentário breve, pra evitar uma longa discussão "off topic": os
pioneiros de Agile, praticamente sem exceção, pregam uma semana de trabalho
"normal" de 40h, com exceções apenas *muito bem justificadas* para um sprint
final ou corrigir defeitos graves. Tem muito material sobre isso na
Internet. O que conta em agile não é o tanto que você trabalha, mas a sua
eficiência, e para ser eficiente, é importante estar em boas condições - e
para isso um descanso regular é fundamental.

--
Carlos Ribeiro
Consultoria em Projetos

Re: metodologia ageis de desenvolvimento

Anderson Cardoso-2
na minha opinião a melhor metodologia ágil é:
senta a programa!
se vc tem uma equipe pequena, pró-ativa e que se comunica bem..vc não terá
qualquer problema.
ficar segindo esses metódos burocráticos estranhos e essas "metodologias"
que mais parecem auto-ajuda para programadores não é comigo.

Já vi equipes que trabalham com métodos ageis que ficaram tão presas ao
processo do método que acabam piorando sua produtividade.

Bom senso, boa comunicação e manter as coisas simples (KISS) é sempre a
melhor metodologia.

Em 21 de julho de 2011 12:29, Carlos Ribeiro <[hidden email]>escreveu:

> [...]
> eficiência, e para ser eficiente, é importante estar em boas condições - e
> para isso um descanso regular é fundamental.

Anderson Pierre Cardoso
Computer Engineer - University of Sao Paulo

[gtalk]: [hidden email]
[blog]:  http://anderson-hacklife.blogspot.com/

"FreeSoftware -> free as in freedom"  |  mande-me documentos em formatos
livres (ODF) -> http://www.infowester.com/odf.php

Re: metodologia ageis de desenvolvimento

Felipe Brunelli de Andrade
A vantagem de métodos ágeis, quando bem aplicados é o histórico de todo o
processo e a facilidade de se trabalhar com pequenas metas nos sprints.

Com isso, fica mais fácil de focar o trabalho a ser desempenhado em cada
sprint, foca o programador para a realização da tarefa e auxilia a equipe de
projetos a estimar tempo de desenvolvimento de novos softwares, fazendo com
que o erro no planejamento diminua com o tempo.

Boas práticas como as descritas abaixo, auxiliam no fim, um bom
desenvolvimento:
- Métodos ágeis;
- Controle de Versões;
- Gerência de Projetos.

Parece chato, perda de tempo e tudo mais.... Mas não é e se torna um
excelente padrão de qualidade para o desenvolvimento de qualquer aplicação.

Como método ágil, tenho usado o scrum... na net existe alguns gerenciadores
gratuitos excelentes, o que tenho utilizado em minha empresa é o icescrum.
Vale a pena conferir.

[]'s

Felipe

-----------------------------------