off-topic: editor para pseudo-código

Marco André Lopes Mendes
Olá

Estou dando aula de lógica de programação utilizando o hall [1], um
interpretador de algoritmos multi-plataforma com sintaxe muito
parecida com C. Venho utilizando o editor Geany tanto no Windows
quanto no Ubuntu com os alunos. No Ubuntu, uso também o Gedit, que,
configurado para a sintaxe do C, serve muito bem para a sintaxe
destacada com cores.

Gostaria, no entanto de utilizar os recursos de sintaxe destacada e
também de execução a partir do editor (no Geany, F5 pode ser
configurado para executar o interpretador ou compilador). Meu problema
está em criar uma nova "linguagem" no Geany, para poder usar estes
recursos. Alguém já fez isto e poderia me passar referências? Outra
alternativa seria utilizar outro editor em que isso fosse mais fácil
de configurar. Aguardo sugestões.

Um abraço

1- paim.pro.br/hall

--
Marco André
[hidden email]
http://www.google.com.br/profiles/marcoandre

Re: off-topic: editor para pseudo-código

MilhoXP
Para pseudo-código você poderia usar o VisualG (http://www.apoioinformatica.inf.br/o-visualg), uma IDE para pseudocódigo muito boa que, apesar de ser para windows, pode ser usada também no linux através do wine.

MilhoXP

________________________________

Re: off-topic: editor para pseudo-código

Leonardo Santagada
2011/5/3 Marco André Lopes Mendes <[hidden email]>:
> Estou dando aula de lógica de programação utilizando o hall [1], um
> interpretador de algoritmos multi-plataforma com sintaxe muito
> parecida com C.

Dei uma olhada nos fontes, é impressão minha ou ele faz o parser junto
com a execução? E outra, como ele compara com o ILA[1] e com aprender
python direto?

Um interpretador desses seria um projeto divertido para fazer usando o
framework do pypy :)

Sobre a tua pergunta, imagino que o geany use o mesmo componente do
gedit, que vem com um monte de sintaxe tudo num diretório do sistema e
faz parte do pacote do ubuntu, não sei como seria para compartilhar
isso com os alunos. Os arquivos são relativamente simples de editar
(os do scintilla eu já mexi uma vez e são simples mesmo mesmo), o
problema é isso, distribuir um editor modificado ou de alguma forma
enfiar o arquivo modificado lá dentro do diretório que o .deb (do
componente de editar código) criou e torcer para o ubuntu não apagar
ele ná próxima atualização. Descobri recentemente que tem como tu
desassociar um diretório do controle do apt, mas a melhor alternativa
para proteger o teu arquivo é distribuir ele como um deb mesmo.

Eu vou dizer um editor que é fácil de fazer é o sublime text 2, mas é
pago. Tem o vim também e no emacs impressionantemente é meio simples
de fazer coisas simples só mexendo com as tabelas do Syntax, mas né,
ai tem q aprender a usar o emacs ou o vim.

[1] http://www.exatec.unisinos.br/_professores/gerador.php?professor=crespo&id_menu=434&id_submenu=189

Leonardo Santagada

2011/5/3 Leonardo Santagada <[hidden email]>:

> Dei uma olhada nos fontes, é impressão minha ou ele faz o parser junto
> com a execução?

Sim.

> E outra, como ele compara com o ILA[1] e com aprender
> python direto?

Eu nunca usei o ILA mas me parece que ele tem aquela sintaxe parecida
com Pascal. O Visualg, outra ferramenta desse tipo, também tem esta
mesma sintaxe. O hall permite utilizar esta sintaxe ou outra, mais
parecida com C e linguagens que seguem esta mesma linha. Digo isso com
relação aos delimitadores de blocos, com {}, a definição de variáveis
e outros. Claro que isso não é um grande problema, mas, se tiver uma
forma de fazer um algoritmo mais parecido com a linguagem que vamos
utilizar depois, melhor. Além disso, o hall é multiplataforma, coisa
que o Visulag não é, O ILA, não sei. Não gostei também de ter que
preencher um formulário só pra baixar o programa.

Eu preferia ensinar diretamente em Python, mas vejo que muitos alunos
do ensino médio tem dificuldades com o inglês e utilizar uma
ferramenta dessas, em português, pode remover mais uma barreira. No
curso superior, estamos começando diretamente com Python.

O ideal seria termos um programa com sintaxe semelhante a Python, com
um interpretador interativo, em português, multiplataforma, com uma
IDE com depurador embutido. Sera que conseguimos voluntários pra um
projeto assim?

Um abraço

Marco André

2011/5/4 Marco André Lopes Mendes <[hidden email]>:

> [...]
> um interpretador interativo, em português, multiplataforma, com uma
> IDE com depurador embutido. Sera que conseguimos voluntários pra um

Eu já pensei em fazer isso com o python mesmo a ideia é fazer o parser
do core da linguagem aceitar keywords em inglês ou português (para
poder continuar usando a biblioteca padrão) e criar alguns modulos e
builtins traduzidos para o português (por exemplo, um modulo
matematica que só chama coisas do math).

Talvez isso desse muito trabalho e o melhor seja fazer uma linguagem
mais simples parecida com hall/ila mas com um interpretador
interativo. Com o pypy e umas 3k linhas de código dá pra fazer algo
bem legal.

Leonardo Santagada

Re: off-topic: editor para pseudo-código

Rafael Alencar-2

> [...]
> mais simples parecida com hall/ila mas com um interpretador
> interativo. Com o pypy e umas 3k linhas de código dá pra fazer algo

O Luciano Ramalho postou algo do tipo no wiki do python.org.br, mas usando
codecs [1]:  a Linguagem Sucuri[2] :P

[1] http://docs.python.org/library/codecs.html
[2] http://www.python.org.br/wiki/LinguagemSucuri

[ ]'s

Rafael Alencar
rafael-labs.com

2011/5/4 Rafael Alencar <[hidden email]>:

> O Luciano Ramalho postou algo do tipo no wiki do python.org.br, mas usando
> codecs [1]:  a Linguagem Sucuri[2] :P

Sei lá se o luciano leu meus pensamentos ou eu algum dia vi essa
pagina e botei tão fundo no background q esqueci. Acho que sei como
resolver os problemas que ele coloca ali :)

Leonardo Santagada

Em 4 de maio de 2011 16:18, Leonardo Santagada <[hidden email]>escreveu:

> Sei lá se o luciano leu meus pensamentos ou eu algum dia vi essa
> pagina e botei tão fundo no background q esqueci. Acho que sei como
> resolver os problemas que ele coloca ali :)

Talvez ele tenha conseguido construir algo semelhante à Guido's Time Machine
[1]
Quem sabe usando Arduino :D

[1] http://wxpython.org/blog/2008/06/10/time-machine-saves-bacon/

Rafael Alencar