script python + winserver 2k3

Robson Eisinger
Oi pessoal,

Eu tenho uma duvida com relação a automação de processos em servidor web
(por exemplo, para criar uma conta, definir cotas, permissões), alguém já
fez ou pensou em fazer um script usando python para isso?
Digo isso porque um amigo meu esta apanhando do powershell, existem os
comandos por console, mas não é uma operação tão trivial. Como já fiz um
script ou outro (para linux), com resultados satisfatórios, e considerando a
portabilidade da linguagem, me surgiu essa dúvida.

É possivel, vale a pena, não a pena, o quão poderoso é o python como script
no mundo windows? =)

--
Abraços,

Robson Eisinger.

Twitter: http://twitter.com/papilobr (de vez em quando posto links e
bobagens que acho ou acham pra mim)

Blog: http://animecare.blogspot.com/
(Reviews, Notícias e muito papo furado)

Re: script python + winserver 2k3

Carlos Ribeiro
Robson,

Python é muito poderoso no mundo Windows, existem livros sobre o assunto,
focando principalmente em automação COM e chamadas de DLLs (usando ctypes e
outros wrappers do tipo). E o próprio PowerShell também é muito poderoso, só
que é bastante complicado.

Parte dessa complicação é do próprio mundo Microsoft, as chamadas tem
parâmetros demais, de forma que fazer em Python dará algum ganho mas talvez
não seja "tão grande" assim. Não mexi com as APIs de gerenciamento de
usuários, mas para mexer com outras coisas (ex: rede) é muito mais
complicado se comparado com Linux. Mas dá pra fazer.

Carlos Ribeiro

2011/8/31 Robson Eisinger <[hidden email]>

> [...]
> portabilidade da linguagem, me surgiu essa dúvida.
>
> É possivel, vale a pena, não a pena, o quão poderoso é o python como script

Consultoria em Projetos
twitter: http://twitter.com/carribeiro
blog: http://rascunhosrotos.blogspot.com
mail: [hidden email]

Re: script python + winserver 2k3

Robson Eisinger
É um dos problemas do meu amigo, ele teve que gerar dois "scripts", porque
ele não estavam aceitando bem os argumentos que precisava passar. Isso no
Powershell. Eu disse para ele que provavelmente no Python seria mais fácil,
mas eu mesmo nunca fiz nada nesse sentido, automação de processos em
servidor Windows, mas se tudo pode feito por comando de console creio que
não seja dificil.

O powershell inclusive é uma tentativa de trazer essas facilidades do mundo
Linux, por exemplo, pipe de comandos. Ele aceita scripts, mas a linguagem
não é simples e direta como no python, onde você entende o que esta
acontecendo sem grande mistério.

Bem, se alguém mais tiver alguma sugestão de comandos ou dicas, ficarei
muito grato. =)

E valeu Carlos pelas dicas, vou ver se isso já ajuda, mas acredito que ele
queira algo menos "intrusivo". eheheh

Abração,

Robson.

2011/8/31 Carlos Ribeiro <[hidden email]>

> [...]
> usuários, mas para mexer com outras coisas (ex: rede) é muito mais
> complicado se comparado com Linux. Mas dá pra fazer.

Gabriel Abdalla Cavalcante Silva-2
Com o PyWin32 ou ainda IronPython você pode trabalhar satisfatoriamente.

No entanto, pelo menos com os trabalhos com windows que tenho realizado aqui
na RF não vi tanta dificuldade com PowerShell não, inclusive, acho muito
melhor do que aquela 'coisa' do VBscript ... (minha opinião claro).

Em 31 de agosto de 2011 17:07, Robson Eisinger <[hidden email]>escreveu:

> [...]

2011/8/31 Robson Eisinger <[hidden email]>

> E valeu Carlos pelas dicas, vou ver se isso já ajuda, mas acredito que ele

Se for só para chamar comandos, tem coisas do tipo do Puppet ou Fabric, deve
ter suporte para Windows também (nunca testei). O problema é que os
utilitários do Windows que você pode chamar tem uma sintaxe de linha de
comando complicada. Não é a automação que pega, são os próprios utilitários.

[...]

Vou dar uma olhada nisso, mas os comandos nao sao problema, esse meu amigo
sempre achou mais rapido console do que click-click de interface grafica,
nosso problema eh simplificar a chamada dos comandos e automatizar o
processo mesmo. Eu usava ate coisas mais simples do python, mas essas so
garantem mesmo no "unix".

> [...]

> nosso problema eh simplificar a chamada dos comandos e automatizar o
> processo mesmo. Eu usava ate coisas mais simples do python, mas essas so

Bom, vai por mim... exemplos de coisas que complicam:
- Parâmetros compridos demais ou "crípticos", tipo GUIDs e coisas
semelhantes.
- Saída de comandos não estruturada, dificultando o "parsing".
- Saída de comando não capturável via stdout.

E por aí vai...